A quaresma é tipicamente uma tradição católica. Simboliza os quarenta dias que Jesus passou no deserto até ser morto, crucificado, para ressuscitar no terceiro dia, comemorado no Domingo de Páscoa.
a igreja também lança a Campanha da Fraternidade, que significa uma maneira de prestar a solidariedade ao outro. É despertar no coração das pessoas a caridade, oferecer principalmente aos mais necessitados.
Outra tradição da Quaresma é o consumo de peixes. Algumas teorias justificam que não se pode comer carne vermelha uma vez que, é preciso matar o boi ou a vaca para comer a carne (sacrificar o animal), já o peixe, basta retirá-lo da água para depois morrer. Com isso, o peixe é um alimento puro. Além disso, Jesus convivia com os discípulos pescadores, o que confere certa santidade ao alimento. Resumindo, o ato de não comer carne vermelha significa um respeito à carne e ao sangue derramado de Jesus.
Nessa época do ano em que há aumento do consumo de peixes, e que os donos de mercados, feiras e frigoríficos estão comprando grandes quantidades dos produtos para esperar a Semana Santa, será que você sabe como escolher um bom peixe? Você já prestou a atenção no tipo de peixe que você leva para sua casa? Será que esse peixe que você está levando para sua casa está fresco? Fiquem atentos as dicas a seguir e principalmente nos detalhes, com certeza elas vão te ajudar na hora da compra:
- Primeiro passo: para comprar um peixe é observar as características gerais, isto é, observar se o peixe está aparentemente fresco. O peixe deve conter características semelhantes à de um peixe vivo.
- Sentindo o peixe pelo tato: o corpo do peixe deve estar firme e resistente, com ventre normal, ou seja, nem murcho nem inchado, pele brilhante. Atenção: não confunda rigidez com congelamento. O peixe deve ser firme congelado ou não.
- Observe os olhos do peixe. O peixe fresco apresenta olhos com pupila negra e brilhante, íris branca ou amarelada, as brânquias vermelhas ou rosadas. Peixes com olhos esbugalhados e turvos, brânquias pálidas apresentam sinais de deteorização, ou seja, peixe estragado, contaminado.
- Sinta o cheiro do peixe. O cheiro deve ser normal de maresia. Cheiro ácido ou azedo indica peixe em processo de deteorização (estragado).
- A pele do peixe: as escamas devem ser firmes e brilhosas. Caso contrário, apresentam sinais de peixe estragado.
A importância do peixe na alimentação
A carne do peixe é de alta digestibilidade, ou seja, há aproveitamento de total de nutrientes, com uma porcentagem muito pequena de gordura, em torno de 20% apenas. Sendo assim, ótimo alimento para quem faz dietas para emagrecer.
Além disso, o peixe fornece gorduras importantes na saúde, que são os Ômegas 3, que diminuem o risco de infarto e outras doenças do coração,e também, exerce ação antiinflamatória.
Possui minerais essenciais na alimentação, como: o iodo (no caso, peixes de água salgada, cuja função do iodo é ajudar o trabalho da tireóide), o zinco (responsável pela imunidade do organismo), magnésio (também responsável pela imunidade e ajuda na formação do osso), ferro (utilizado no combate da anemia), fósforo (também responsável pela formação do osso), selênio (antioxidante e também responsável pela imunidade, protege contra vários tipos de câncer, depressão, doenças cardíacas), manganês (associado ao crescimento e formação do tecido ósseo) entre outros.
Como conservar os peixes?
O peixe é um alimento que se estraga facilmente. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para sua conservação.
Compre sempre produtos frescos, e jamais congele o peixe após ter sido cozido.
Antes de congelar, limpe o peixe totalmente, com água e suco de limão. Após esse procedimento, secar e embalar individualmente, no caso dos filés, ou então, se estiver inteiro, guarde numa única embalagem.
Peixes muito salgados, como o bacalhau, para congelar é preciso retirar totalmente o sal. A melhor embalagem é um saco plástico ou de papel aderente.
Em média, um peixe dura no congelador de 3 a 6 meses, dependendo do peixe.
Para descongelar os peixes, basta colocar no refrigerados ou, por método forçado, colocando água corrente ou no forno para assar.

Toque de sabor!
Depois de falar bastante sobre peixes, com certeza você ficou com vontade de saborear uma deliciosa comida com o anfitrião dessa postagem. Aproveite que o “tempo está para peixe” e anote essas receitas maravilhosas e com baixas calorias:
Peixe ao Molho de Iogurte
Ingredientes:
- 8 filés de pescada
- 1 colher (sobremesa) de curry
- 1 pote (200ml) de iogurte desnatado
- 2 batatas cozidas amassadas
- 1 dente de alho picado
- Sal e limão a gosto
- 1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de Preparo:
Tempere o peixe com o sal, o limão e o alho. Reserve por 1 hora. Coloque os files em uma forma forrada com papel alumínio e leve ao forno. Em uma vasilha misture a batata, o iogurte e o curry com um pouco de sal, fazendo um purê. Retire o peixe do forno e coloque 1 colher (sopa) do purê em cada filé. Leve ao forno por mais 15 minutos. Sirva quente.
Rendimento: 8 porções
128 cal /cada porção
Filé com Ervas
Ingredientes:
-2 filés de peixe (400 g)
- Sal moderado
- suco de 1 limão
- 1 cenoura em cubinhos
- 2 talos de alho-poró picados
- 1 cebola picada
- 1 colher (chá) de gengibre
- 1 raminho de alecrim
- 2 folhas de louro
- 2 talos de cebolinha picados
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 4 xícaras (chá) de água fervente
Modo de Preparo:
Lave os filés e seque-os. Corte-os ao meio, tempere com sal e limão. Coloque em uma panela a cenoura, o alho-poró, a cebola, o gengibre, o alecrim, o louro, a cebolinha e a água. Leve ao fogo e deixe ferver. Distribua os pedaços de peixe em uma panela a vapor. Acomode a panela a vapor sobre a panela onde estão os vegetais e cozinhe por 10 minutos. Vire os filés e cozinhe por mais 10 minutos. Retire a panela do fogo e conserve quente. Coe o caldo do cozimento e volte ao fogo. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água e misture ao caldo. Cozinhe por alguns minutinhos até que o molho engrosse. Regue o peixe com o molho e sirva.
Rendimento = 4 porções
Calorias por porção = 140
Peixe com molho de uvas
Ingredientes:
- ½ colher (chá) de pimenta do reino
- Sal para temperar os filés
- 1/3 xícara (chá) de água filtrada
- 2 cachos grandes de uva Niágara
- 1 pitada de mostarda em pó
- 2 filés de peixe branco
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os 2 cachos de uva, o sal, a pimenta e a mostarda, coar o suco e acrescentar a água; transferir o suco para uma panela e deixar cozinhar em fogo baixo até que o molho começar a engrossar (cerca de 40 a 50 minutos). Enquanto isso, assar em forno alto o peixe temperado com sal, pimenta e azeite. Quando o peixe ficar pronto, arrumar os filés em pratos individuais e colocar o molho por cima.
Salmão à Provençal
Ingredientes:
- 4 postas de Salmão fresco
- Manjericão
- Tomilho
- Alecrim
- Orégano
- Sal e pimenta
- Azeite
- 4 colheres de sopa de manteiga
- Suco de 1/2 limão.
Modo de Preparo:
Disponha as postas de salmão em uma travessa refratária e salpique com as 4 ervas, adicione sal e pimenta a gosto e algumas gotas de azeite. Asse por 15 minutos à temperatura em potência alta (verificar, pois pode variar o tempo de forno para forno). Sirva com batatas, uma salada fresca e manteiga com ervas. Manteiga com ervas. Bata a manteiga até ficar em consistência de creme. Adicione as mesmas ervas descritas acima e o suco de limão.
Bobó de Pintado
Ingredientes:
- 3 kg de pintado em postas
- 1 kg de mandioca
- 1 unidade de pimentão vermelho
- 1 unidades de pimentão amarelo
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 vidro(s) de leite de coco
- 3 unidades de cebola
- 4 unidades de tomate
- Quanto baste de cheiro-verde
- 2 tabletes de caldo de camarão
- 4 colheres (sopa) de azeite
- Quanto baste de limão
Modo de Preparo:
Tempere o peixe com sal, alho e limão e deixe marinar por 30 minutos. Em seguida cozinhe a mandioca com sal e os dois tabletes de camarão Bata a mandioca no liquidificador com o leite de coco e, se necessário, acrescente leite comum para ficar com a consistência de um creme. Reserve. Numa panela grande disponha em camadas na seguinte seqüência: cebola e tomate em rodelas, pimentão vermelho e amarelo, e em seguida as postas de peixe. Repita a operação por mais uma vez e por cima coloque o azeite de oliva e o azeite de dendê. Deixe cozinhar até que o peixe comece a ficar branco. Se precisar corrija o sal nesse ponto do cozimento. Acrescente o creme de mandioca e deixe no fogo por mais 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Por último salpique o cheiro verde e sirva.
Se você gostou das receitas e gostaria de receber outras, tem dúvidas, sugestões, ou quiser conversar comigo, entre em contato pelo MSN: polianadeandrade@hotmail.com
Deixe o seu comentário à vontade. Escreva!
Obrigada pela visita!