sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Começou a Quaresma - Tempo de fé, tradição e de comer peixe. E você, sabe como comprar peixe?




A quaresma é tipicamente uma tradição católica. Simboliza os quarenta dias que Jesus passou no deserto até ser morto, crucificado, para ressuscitar no terceiro dia, comemorado no Domingo de Páscoa.
a igreja também lança a Campanha da Fraternidade, que significa uma maneira de prestar a solidariedade ao outro. É despertar no coração das pessoas a caridade, oferecer principalmente aos mais necessitados.

Outra tradição da Quaresma é o consumo de peixes. Algumas teorias justificam que não se pode comer carne vermelha uma vez que, é preciso matar o boi ou a vaca para comer a carne (sacrificar o animal), já o peixe, basta retirá-lo da água para depois morrer. Com isso, o peixe é um alimento puro. Além disso, Jesus convivia com os discípulos pescadores, o que confere certa santidade ao alimento. Resumindo, o ato de não comer carne vermelha significa um respeito à carne e ao sangue derramado de Jesus.

Nessa época do ano em que há aumento do consumo de peixes, e que os donos de mercados, feiras e frigoríficos estão comprando grandes quantidades dos produtos para esperar a Semana Santa, será que você sabe como escolher um bom peixe? Você já prestou a atenção no tipo de peixe que você leva para sua casa? Será que esse peixe que você está levando para sua casa está fresco? Fiquem atentos as dicas a seguir e principalmente nos detalhes, com certeza elas vão te ajudar na hora da compra:

- Primeiro passo: para comprar um peixe é observar as características gerais, isto é, observar se o peixe está aparentemente fresco. O peixe deve conter características semelhantes à de um peixe vivo.

- Sentindo o peixe pelo tato: o corpo do peixe deve estar firme e resistente, com ventre normal, ou seja, nem murcho nem inchado, pele brilhante. Atenção: não confunda rigidez com congelamento. O peixe deve ser firme congelado ou não.

- Observe os olhos do peixe. O peixe fresco apresenta olhos com pupila negra e brilhante, íris branca ou amarelada, as brânquias vermelhas ou rosadas. Peixes com olhos esbugalhados e turvos, brânquias pálidas apresentam sinais de deteorização, ou seja, peixe estragado, contaminado.

- Sinta o cheiro do peixe. O cheiro deve ser normal de maresia. Cheiro ácido ou azedo indica peixe em processo de deteorização (estragado).

- A pele do peixe: as escamas devem ser firmes e brilhosas. Caso contrário, apresentam sinais de peixe estragado.



A importância do peixe na alimentação
A carne do peixe é de alta digestibilidade, ou seja, há aproveitamento de total de nutrientes, com uma porcentagem muito pequena de gordura, em torno de 20% apenas. Sendo assim, ótimo alimento para quem faz dietas para emagrecer.
Além disso, o peixe fornece gorduras importantes na saúde, que são os Ômegas 3, que diminuem o risco de infarto e outras doenças do coração,e também, exerce ação antiinflamatória.

Possui minerais essenciais na alimentação, como: o iodo (no caso, peixes de água salgada, cuja função do iodo é ajudar o trabalho da tireóide), o zinco (responsável pela imunidade do organismo), magnésio (também responsável pela imunidade e ajuda na formação do osso), ferro (utilizado no combate da anemia), fósforo (também responsável pela formação do osso), selênio (antioxidante e também responsável pela imunidade, protege contra vários tipos de câncer, depressão, doenças cardíacas), manganês (associado ao crescimento e formação do tecido ósseo) entre outros.


Como conservar os peixes?

O peixe é um alimento que se estraga facilmente. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para sua conservação.

Compre sempre produtos frescos, e jamais congele o peixe após ter sido cozido.

Antes de congelar, limpe o peixe totalmente, com água e suco de limão. Após esse procedimento, secar e embalar individualmente, no caso dos filés, ou então, se estiver inteiro, guarde numa única embalagem.

Peixes muito salgados, como o bacalhau, para congelar é preciso retirar totalmente o sal. A melhor embalagem é um saco plástico ou de papel aderente.

Em média, um peixe dura no congelador de 3 a 6 meses, dependendo do peixe.

Para descongelar os peixes, basta colocar no refrigerados ou, por método forçado, colocando água corrente ou no forno para assar.

Dica: quando for utilizar o peixe congelado direto no forno, coloque rodelas de batatas sob o peixe para não grudar na assadeira.



Toque de sabor!

Depois de falar bastante sobre peixes, com certeza você ficou com vontade de saborear uma deliciosa comida com o anfitrião dessa postagem. Aproveite que o “tempo está para peixe” e anote essas receitas maravilhosas e com baixas calorias:


Peixe ao Molho de Iogurte

Ingredientes:

- 8 filés de pescada

- 1 colher (sobremesa) de curry

- 1 pote (200ml) de iogurte desnatado

- 2 batatas cozidas amassadas

- 1 dente de alho picado

- Sal e limão a gosto

- 1 colher (sopa) de salsa picada


Modo de Preparo:

Tempere o peixe com o sal, o limão e o alho. Reserve por 1 hora. Coloque os files em uma forma forrada com papel alumínio e leve ao forno. Em uma vasilha misture a batata, o iogurte e o curry com um pouco de sal, fazendo um purê. Retire o peixe do forno e coloque 1 colher (sopa) do purê em cada filé. Leve ao forno por mais 15 minutos. Sirva quente.

Rendimento: 8 porções

128 cal /cada porção



Filé com Ervas

Ingredientes:

-2 filés de peixe (400 g)

- Sal moderado

- suco de 1 limão

- 1 cenoura em cubinhos

- 2 talos de alho-poró picados

- 1 cebola picada

- 1 colher (chá) de gengibre

- 1 raminho de alecrim

- 2 folhas de louro

- 2 talos de cebolinha picados

- 1 colher (chá) de amido de milho

- 4 xícaras (chá) de água fervente


Modo de Preparo:

Lave os filés e seque-os. Corte-os ao meio, tempere com sal e limão. Coloque em uma panela a cenoura, o alho-poró, a cebola, o gengibre, o alecrim, o louro, a cebolinha e a água. Leve ao fogo e deixe ferver. Distribua os pedaços de peixe em uma panela a vapor. Acomode a panela a vapor sobre a panela onde estão os vegetais e cozinhe por 10 minutos. Vire os filés e cozinhe por mais 10 minutos. Retire a panela do fogo e conserve quente. Coe o caldo do cozimento e volte ao fogo. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água e misture ao caldo. Cozinhe por alguns minutinhos até que o molho engrosse. Regue o peixe com o molho e sirva.

Rendimento = 4 porções

Calorias por porção = 140



Peixe com molho de uvas

Ingredientes:

- ½ colher (chá) de pimenta do reino

- Sal para temperar os filés

- 1/3 xícara (chá) de água filtrada

- 2 cachos grandes de uva Niágara

- 1 pitada de mostarda em pó

- 2 filés de peixe branco


Modo de Preparo:

Bater no liquidificador os 2 cachos de uva, o sal, a pimenta e a mostarda, coar o suco e acrescentar a água; transferir o suco para uma panela e deixar cozinhar em fogo baixo até que o molho começar a engrossar (cerca de 40 a 50 minutos). Enquanto isso, assar em forno alto o peixe temperado com sal, pimenta e azeite. Quando o peixe ficar pronto, arrumar os filés em pratos individuais e colocar o molho por cima.


Salmão à Provençal

Ingredientes:

- 4 postas de Salmão fresco

- Manjericão

- Tomilho

- Alecrim

- Orégano

- Sal e pimenta

- Azeite

- 4 colheres de sopa de manteiga

- Suco de 1/2 limão.


Modo de Preparo:

Disponha as postas de salmão em uma travessa refratária e salpique com as 4 ervas, adicione sal e pimenta a gosto e algumas gotas de azeite. Asse por 15 minutos à temperatura em potência alta (verificar, pois pode variar o tempo de forno para forno). Sirva com batatas, uma salada fresca e manteiga com ervas. Manteiga com ervas. Bata a manteiga até ficar em consistência de creme. Adicione as mesmas ervas descritas acima e o suco de limão.


Bobó de Pintado

Ingredientes:

- 3 kg de pintado em postas

- 1 kg de mandioca

- 1 unidade de pimentão vermelho

- 1 unidades de pimentão amarelo

- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê

- 1 vidro(s) de leite de coco

- 3 unidades de cebola

- 4 unidades de tomate

- Quanto baste de cheiro-verde

- 2 tabletes de caldo de camarão

- 4 colheres (sopa) de azeite

- Quanto baste de sal

- Quanto baste de limão

- Quanto baste de alho


Modo de Preparo:

Tempere o peixe com sal, alho e limão e deixe marinar por 30 minutos. Em seguida cozinhe a mandioca com sal e os dois tabletes de camarão Bata a mandioca no liquidificador com o leite de coco e, se necessário, acrescente leite comum para ficar com a consistência de um creme. Reserve. Numa panela grande disponha em camadas na seguinte seqüência: cebola e tomate em rodelas, pimentão vermelho e amarelo, e em seguida as postas de peixe. Repita a operação por mais uma vez e por cima coloque o azeite de oliva e o azeite de dendê. Deixe cozinhar até que o peixe comece a ficar branco. Se precisar corrija o sal nesse ponto do cozimento. Acrescente o creme de mandioca e deixe no fogo por mais 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Por último salpique o cheiro verde e sirva.
Se você gostou das receitas e gostaria de receber outras, tem dúvidas, sugestões, ou quiser conversar comigo, entre em contato pelo MSN: polianadeandrade@hotmail.com

Deixe o seu comentário à vontade. Escreva!

Obrigada pela visita!

Nenhum comentário: