quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fevereiro é Mês de Carnaval e Muito Calor!

É Fevereiro! Nesse mês comemora-se a maior festa típica brasileira: o Carnaval. Para não perder a folia é importante tomar alguns cuidados básicos com alimentação e hidratação, principalmente porque estamos vivenciando dias cada vez mais quentes. Nos dias de muito calor, procure ingerir bastante líquido. Além de muita água, podemos incluir sucos de frutas naturais, água de coco, chás gelados e isotônicos.

As crianças e idosos são os grupos mais propícios à desidratação, pois, consomem pouca água, principalmente os idosos, que em muitos casos relatam não sentir sede. Para evitar esse problema, ofereça diferentes líquidos a cada hora.

Mesmo com tanto calor, fique atento com o consumo de bebida alcoólica. O álcool ajuda a elevar ainda mais a pressão arterial, uma vez que contribui com a dilatação dos vasos sanguíneos do corpo, aumentando fluxo de sangue, consequentemente, provoca uma intensa sensação de calor. Abusar de bebida alcoólica só fará você acordar com uma grande ressaca no dia seguinte, com dores de cabeça, boca amarga e seca e muito mal estar. Mas, se mesmo assim você exagerou na dose, beba bastante líquido para retirar a ressaca. Mas o conselho é: MODERAÇÃO SEMPRE!

A alimentação leve também é importante nos dias quentes. Dê preferência para verduras, frutas, legumes, carnes magras grelhadas. Evite alimentos gordurosos, com muito açúcar ou sal, com molhos, maionese, comidas muito condimentadas e frituras. Uma salada bem variada de legumes acompanhada com frango grelhado formam um casamento ideal para o verão.

As frutas além de leves e refrescantes são excelentes repositores de minerais que são perdidos no suor, principalmente, frutas com mais líquido (laranja, melancia, uva, pêra, melão, coco). As verduras e legumes também deixam a alimentação mais leve e possuem nutrientes que você precisa para enfrentar o calor. Portanto, não perca essas dicas! Conheça as propriedades de alguns desses alimentos e deixe seu dia a dia mais colorido:


- Abacaxi:


Vitaminas presentes: Vitamina C (responsável pelas defesas do organismo), Vitaminas do Complexo B (também responsável pelas defesas do organismo)


Minerais presentes: Cálcio (participa da formação dos ossos), potássio (controla os líquidos do organismo, responsável pela contração muscular – sua ausência resulta em câimbras, controle da pressão arterial), e manganês (antioxidante – evita danos causados nas células - participa da formação do tecido ósseo).


O abacaxi também é considerado um excelente antiinflamatório, acelera a recuperação das cicatrizes (machucados) e também ajuda a digestão. Devido grande teor de manganês, ajuda a prevenir a osteoporose.



- Acerola:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C e Vitaminas do Complexo B (responsáveis pelas defesas do organismo).


Minerais presentes: Cálcio e fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo), ferro (previne a anemia, também participa da imunidade do organismo), magnésio (participa da contração muscular, está envolvido na formação do tecido ósseo, participa das defesas do organismo), potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais).


Existem evidências que a acerola pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer, uma vez que é um alimento concentrado de nutrientes responsáveis pela defesa do organismo. Também colabora para a diminuição da pressão arterial, devido às altas concentrações de potássio.



- Coco:


Minerais presentes: Sódio (participa do equilíbrio dos líquidos corporais, participa da contração nervosa e muscular), potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais), fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo).


A polpa do coco favorece para o bom funcionamento do intestino. A água do coco, rica em potássio ajuda no bom funcionamento do coração, e também é um excelente soro natural, pois, consegue repor os minerais perdidos na desidratação.


- Goiaba:


Vitaminas presentes: Riquíssima em Vitamina C e Vitamina do Complexo B, principalmente a niacina – Vitamina B6 (responsáveis pelas defesas do organismo). Possui a casca rica em fibra solúvel (responsável pela formação das fezes), indicada para quem sofre com diarréia.


Por ser fonte de Vitamina C, a goiaba é excelente para o combate de infecções, processos alérgicos e inflamações em geral.


- Kiwi:


Vitaminas presentes: Vitamina C (responsáveis pelas defesas do organismo), Vitamina E (antioxidante, tem efeito protetor contra as doenças cardiovasculares e também potencializa as defesas do organismo).


Mineral presente: Potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais).


O kiwi é rico em vitamina C, que ajuda a combater a anemia. Também facilita na digestão, funciona como um estimulante de apetite. Tem propriedades laxativas e está envolvido no combate do câncer de mama e de estômago.


- Laranja:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C e ácido fólico (responsáveis pelas defesas do organismo).


Minerais presentes: Cálcio e fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo), potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais).


Ótimo alimento para os dias de calor intenso, além de refrescante, repõe as energias. A laranja também é fonte de vitamina C que combate as infecções, possui funções cicatrizantes e auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos. Também ajuda a diminuir o colesterol e previne alguns tipos de câncer.


- Mamão:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C e Vitaminas do Complexo B (responsáveis pelas defesas do organismo), Vitamina A (participa das defesas do organismo, responsável pela integridade da visão).


Minerais presentes: Cálcio e fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo), potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais), sódio (participa do equilíbrio dos líquidos corporais, participa da contração nervosa e muscular), ferro (previne a anemia, também participa da imunidade do organismo).


O mamão possui propriedades laxativas, calmantes e suas sementes tem grande ação contra vermes.


- Melancia:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C e Vitaminas do Complexo B (responsáveis pelas defesas do organismo)


Minerais presentes: Cálcio e fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo), ferro (previne a anemia, também participa da imunidade do organismo) e muita água.


A melancia é ótimo diurético ajuda a eliminar ácido úrico. É eficaz no tratamento de gastrite, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Tem excelentes efeitos na prevenção do câncer.

- Alface:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C (responsáveis pelas defesas do organismo), Vitamina A (participa das defesas do organismo, responsável pela integridade da visão), niacina – Vitamina B6 (responsáveis pelas defesas do organismo).


Minerais presentes: Cálcio e fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo), ferro (previne a anemia, também participa da imunidade do organismo)


A alface efeito calmante e como todo vegetal é rica em fibras.


- Beterraba:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C e do Complexo B (responsáveis pelas defesas do organismo), Vitamina A (participa das defesas do organismo, responsável pela integridade da visão).


Minerais presentes: Fósforo (responsável pela formação do tecido ósseo), ferro (previne a anemia, também participa da imunidade do organismo), potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais), magnésio (participa da contração muscular, está envolvido na formação do tecido ósseo, participa das defesas do organismo), zinco (responsáveis pelas defesas do organismo).


A beterraba tem sabor adocicado, sendo muito utilizada na cozinha européia. Fortalece o sistema imune, estimula alguns órgão como rins, fígado, baço e vesícula.


- Couve:


Vitaminas presentes: Fonte de Vitamina C (responsáveis pelas defesas do organismo), Vitamina A (participa das defesas do organismo, responsável pela integridade da visão), Vitamina K (responsável pela coagulação sanguínea).


Minerais presentes: Fósforo e cálcio (responsável pela formação do tecido ósseo), ferro (previne a anemia, também participa da imunidade do organismo).


A couve é recomendada é ótima para quem sofre com úlceras estomacais, gastrites. Também excelente para quem faz dietas, devido seu alto teor de fibras, muito eficiente no combate ao câncer, combate vermes, prisão de ventre, reumatismo, doenças de pele, bronquite e asma.


- Pepino:


Vitaminas presentes: Pequena quantidade de Vitamina C (responsáveis pelas defesas do organismo


Mineral presente: Potássio (regula a pressão arterial, controla os líquidos corporais),


O pepino é excelente diurético, indicado para quem possui cálculos renais. Rico em potássio proporciona uma pele sempre jovem pois favorece a elasticidade às células que compõe a pele, resultando no rejuvenescimento. Indicado também para queda de cabelos e unhas.


Como vimos as frutas, legumes e verduras trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo.


Portanto, nào se esqueça: inclua na sua dieta diária muitas frutas, verduras e legumes. Além de um prato colorido, sua alimentação será muita mais nutritiva e saborosa!
Até a próxima!
Dúvidas entre em contato: polianadeandrade@hotmail.com

Um comentário:

Poliana de Cássia Moretti de Andrade disse...

Vamos comentar pessoal! Fiquem à vontade!!!!!