A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença que tem acometido milhares de pessoas. O pior é que esse mal chega de mansinho, sem ocasionar nenhum sintoma, levando a graves consequências se não for tratada a tempo.
Em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril, abordarei como prevenir e/ou tratar a hipertensão arterial.
O coração é a bomba do organismo. Este órgão com tamanho aproximado ao da sua mão fechada tem a capacidade de bombear sangue para todo o corpo, em torno de 5-6 litros de sangue por minuto.
A pressão arterial é a força com que o coração bombeia o sangue para o organismo, através dos vasos sanguineos.
Hipertensão arterial, assim chamado o distúrbio que indica aumento/ excesso, ocorre quando o volume de sangue exerce maior pressão nos vasos sanguíneos.
Para detectar essa ocorrência, o médico utiliza um aparelho que afere a intensidade dessa pressão. É considerada hipertensão arterial quando a pressão atinge valor igual ou superior a 140 x 90 mmHg (milímetros de mercúrio), ou simplesmente 14 x 9.
São muitos os fatores que podem desencadear essa doença. Mas, geralmente, esse mal é resultado de erros no estilo de vida. Alguns fatores como, obesidade, stress, diabetes, fumo, consumo de álcool, consumo excessivo de sal e gorduras, sedentarismo (falta de atividade física) são os principais responsáveis para o surgimento da hipertensão arterial. Outros fatores sendo, etnia (raça negra), nível sócioeconomico (classe social baixa), sexo e idade (homens e mulheres acima de 40 anos), uso prolongado de anticoncepcionais e alguns medicamentos também estão na lista do desenvolvimento dessa vilã.
Vários estudos têm apontado que os indivíduos se alimentam muito mal, pior ainda, são que os índices desses estudos não param de crescer. Não é à toa, que nós, profissionais da saúde, estamos preocupados, pois, está se tornando a “doença da moda”. Houve crescimento do consumo de alimentos altamente gordurosos, ricos em sal e açúcar, principalmente, os fast foods. Consequentemente, a adesão desse novo estilo tem contribuído para o aumento da obesidade, sem considerar que a sociedade está cada vez mais sedentária e estressada, ingerindo mais bebida alcoólica e fumando além da conta.
Mediante tantas agressões ao organismo, os vasos sanguineos acabam entupidos com placas de gorduras, ou perdem sua elasticidade, não exercendo sua função com tanta facilidade como antes desse monte de coisa acontecer. Tudo isso é o suficiente para fazer a pressão ir às alturas!
É preciso lembrar que, caso não seja tratada, a hipertansão arterial pode causar outras doenças, como:
- Infarto
- Angina (dor no peito)
- Acidentes cardiovasculares (AVC)
- Perda dos rins
- Perda da visão (retinopatia da visão)
Além do uso de medicamentos, receitados pelo médico, obviamente, a hipertensão pode ser prevenida ou tratada com inserção de bons hábitos de vida. Uma alimentação equilibrada, juntamente com o controle do peso, a exclusão do fumo e bebida alcoólica e prática de atividade física ajudam para que essa doença dê “tchau”!
Portanto, aproveite algumas dicas para ficar longe de tantos males:
- Se alimente a cada 3 horas. Isso evitará pratos volumosos e ataque nos alimentos gordurosos.
- Consuma diariamente frutas, verduras e legumes. Esses alimentos contêm fibras que eliminam o excesso de gordura, responsável por entupir os vasos sanguineos. Além desses alimentos, inclua diariamente alimentos integrais, como: pães, arroz, farelos (linhaça, granola, germe de trigo etc) que também darão uma mãozinha para evitar a pressão alta.
- Consuma carnes magras. EXCLUA carnes com capa de gordura. Dê preferência às carnes brancas, deixando carnes vermelhas apenas 2 vezes por semana. Ah, não se esqueça: nada de fritura! Consuma apenas carnes grelhadas.
- Evite frituras. Excesso de óleo não trás nenhum benefício ao organismo. Prefira alimentos cozidos, grelhados ou assados.
- Utilize sal com moderação. Os brasileiros consomem 3 vezes mais da quantidade permitida de sal. Para evitar o excesso, retire o saleiro da mesa. Para temperar os alimentos, abuse de ervas: cheiro verde, manjericão, cominho, tomilho, orégano etc. As ervas mascaram o sabor do sal, e deixam um aroma e sabor excelente aos alimentos.
- Evite utilizar produtos industrializados: bolachas, alimentos prontos (lasanha, hambúrguer, pizza), caldos em tabletes (carne, frango, picanha, camarão) sopas prontas, temperos prontos, molhos prontos para salada, macarrão instantâneo entre outros. Além de muita gordura, esses alimentos possuem uma quantidade absurda de sódio para dar sabor aos alimentos.
- Leia os rótulos dos alimentos. Preste atenção no tipo de alimento que você e sua família consumirão. Veja a quantidade de ingredientes do produto, quantos conservadores (chamados popularmente de “conservantes”) e corantes. É uma reunião de nomes estranhos num pequeno pacote. Com certeza, quanto mais substância estranha, pior é para o organismo.
- Pare de fumar e de consumir bebida alcoólica. Ambos só acarretam uma cascata de doenças no corpo, dentre elas além da hipertensão, está o câncer.
- Pratique atividade física regularmente. Frequente uma academia, faça dança, caminhe ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer. Além de aliviar o stress, você se sentirá mais disposto no dia a dia e estará combatendo diversas doenças. Basta 40 minutos para começar as primeiras mudanças. Antes de começar a mexer o corpo, procure o seu cardiologista para uma avaliação no seu estado de saúde.
- Distraia! Curta a vida! Procure fazer atividades que lhe promovam bem estar. Programe seu dia! Deixe um tempo para você se cuidar. Relaxe, medite, leia um bom livro. Chute o stress para bem longe!
Espero que depois dessas dicas, vocês estejam hiper animados para começar essas mudanças, pois, se cuidando direitinho, a hipertensão vai passar longe!
Obrigada aos leitores.
Até a próxima!