quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como se alimentar corretamente quando estamos no restaurante?

Está controlando o peso? Não deseja perder sua boa forma? Mas como manter tudo isso almoçando fora de casa? Você irá aprender algumas dicas que ajudarão fazer a escolha certa sempre que você for ao restaurante.


A vida moderna tem feito com que as pessoas, em sua grande maioria, façam suas refeições fora do ambiente familiar.


A mulher assumia desde os primórdios da história, na época das cavernas, a figura responsável pelos cuidados da casa e dos filhos, principalmente com o preparo das refeições, enquanto o homem, caçava, plantava os alimentos e procurava abrigo.


Hoje, muito diferente dessa época e até mesmo ao tempo da vovó, há necessidade de trabalhar fora de casa. A mulher não mais assume sozinha o papel “do lar”. A vida atual, da informação, do stress, não lhe permite dedicar-se totalmente à cozinha, ao preparo dos alimentos para marido e filhos. Com isso, o almoço e até o jantar em algumas situações, não são mais frutos produzidos das delicadas mãos femininas, foram trocados pelo gosto artificial e indecifrável das comidas prontas industrializadas. Isso será possível até a indústria inventar a comida em cápsulas, mais prática e nem precisa aquecer, diferente dos pacotes de lanches ou lasanha prontos, disponíveis nas gôndolas do supermercado.


Os mais antigos, criados em uma sociedade cheia de regras tradicionais, atribuíram a imagem da mulher como donas dos lares, enquanto o marido é quem trabalha para sustentar a casa. Porém, o mundo moderno trás uma realidade bem diferente, como se a mulher tivesse trocado suas panelas, talheres e vasilhas, para dedicar-se totalmente ao seu notebook, mouse e uma agenda atribulada de compromissos.


Além da mulher ter saído de casa para conquistar o mercado de trabalho, a vida na cidade tem se tornado cada vez mais estressante. A impressão é que o tempo diminuiu. Não há mais tempo para se fazer nada. Nessa correria, a alimentação é um dos fatores que são mais prejudicados nessa vida totalmente pirada.


O trânsito nas ruas, a falta de tempo e as vezes, a ausência de uma companhia entre outros motivos, levam à procura de meios mais rápido quando o assunto é se alimentar. O problema está na escolha do alimento. Por questões de praticidade, muitos optam pelos chamados fast food, aqueles lanches tradicionais que ficam prontos em cinco minutos, no máximo, porém, lotados de gordura, principalmente gordura trans, a responsável pela indesejável barriga, altos teores de sódio que eleva a pressão arterial e açúcar que também proporcionam males à saúde.


Existem ainda os adeptos à comida caseira, que escolhem os restaurantes por kilo. Mas será que é possível controlar o peso quando as refeições são feitas em restaurante, diante de uma pista cheia de deliciosas tentações? Como escolher os alimentos certos sem perder a boa forma? Vamos discutir cada uma dessas situações. Saiba que mesmo se alimentando fora de casa, o seu prato pode ser bem variado e saudável.


Veja as dicas abaixo:

- Chegou a melhor hora do dia: o almoço! Hora de se deliciar! Para começar uma refeição saudável, é importante lembrar que você já deveria ter seguido aquelas orientações básicas: ter feito um café da manhã com pão, leite frutas e um tipo de cereal (aveia, granola, linhaça etc), e três horas depois, ter lanchado uma fruta no meio da manhã, afinal, os intervalos entre as grandes refeições, evitam que você faça pratos monstruosos na hora do almoço, além de deixá-los mais saudável e adequado para seu corpo. E não se esqueça: antes de comer, lavar as mãos!
- Vamos começar a se servir! Começaremos pelas saladas. No mínimo, metade do seu prato, será reservada para colocar os vegetais. Se possível, faça inicialmente um prato só com saladas. Você poderá colocar folhas, vegetais crus (cenoura, beterraba, tomate, palmito, pepino), vegetais cozidos (chuchu, beterraba, cenoura, vagem, berinjela, abóbora). Temperar a salada com azeite e limão. Colocar apenas uma pitada de sal, preferencialmente, evitar o uso de sal, pois, outros alimentos do prato já o contêm.
- O próximo passo é colocar arroz e feijão. O casamento mais perfeito da alimentação brasileira. O ideal é colocar 1-2 colher de servir de arroz para 1 concha de feijão.


- Escolha sua carne. O ideal é escolher apenas 1 tipo de carne, preferencialmente grelhada e com pouca gordura. O tamanho ideal da carne deve corresponder mais ou menos ao tamanho da palma de sua mão.


- Por fim, escolha as guarnições. Prefira alimentos cozidos, legumes e verduras refogados, suflês, purês, tenha cuidado apenas com as frituras, evite-as, consumindo no máximo 1 vez ao mês em pequena quantidade.


- Coma uma fruta de sobremesa, evite os doces.


- Coma sempre devagar, mastigue muito bem os alimentos, sentindo os sabores da comida, e procure sempre prestar atenção no que você está comendo, no colorido do seu prato. Esses processos já facilitam a sua digestão.

- Se for escolher algo para beber, prefira os sucos naturais, afinal, são livres de corantes e substâncias químicas que alteram sabor do suco.




Como você observou é muito fácil se alimentar no restaurante. Apesar da grande variedade de alimentos, não é necessário colocar tudo de uma vez no prato. O ideal é montar uma refeição de pequeno volume, com um alimento de cada grupo, prestando atenção nas cores. E, daqui 3 horas, será a hora do lanche da tarde, portanto, nada de abusar no almoço!


Espero que você tenha se deliciado com essas dicas. Sempre que for ao restaurante, siga esses conselhos, pois, mesmo se alimentando fora de casa, você pode adquirir uma refeição de qualidade.


Obrigado aos leitores

Até a próxima

Dúvidas ou sugestões entrem em contato: polianadeandrade@hotmail.com


Nenhum comentário: