quinta-feira, 1 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA!

A Páscoa é uma data que surgiu a muitos séculos atrás. O termo surgiu do latim Pascae. Na Grécia, o utiliza-se a palavra Paska, mas existem relatos que a origem mais remota é entre os hebreus com o termo Pesach, que significa passagem.



Dentre os cristãos, a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, isto é, após sua morte ocorrida na Sexta-Feira Santa, a alma volta a reunir com o corpo no terceiro dia. O festejo ocorre no domingo seguinte à lua cheia, posterior ao dia 21 de março.

A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, quando Jesus chega à cidade de Jerusalém, e termina quando é morto e crucificado na cruz.


Além de uma data especial, a Páscoa é cheia de simbologias. Numa postagem anterior, foi explicado o significado do peixe utilizado durante a quaresma. Além do consumo de peixe, outros símbolos também fazem parte dessa data, são eles: os ovos de chocolate, o coelho e a pomba. Saiba o que significada cada um desses símbolos:


Ovos de chocolate: Considerados símbolos de fertilidade, os ovos significam vida nova, renovação. Alguns povos antigos, na Grécia, Pérsia e China, costumavam pintar os ovos de pata para que ficassem bem coloridos e presenteavam uns aos outros. Já na Europa Católica, no século XVIII, os ovos coloridos passaram a ser benzidos pelos cristão e oferecidos aos fiéis, com intuito da renovação espiritual.


Na Polônia e Ucrânia, essa tradição começou em 1290 quando Edward I lotou sua dispensa de ovos para distribuir dentre a sua corte. No século XVII, o Papa Paulo V abençoou um simples ovo a ser usado na Inglaterra, Escócia e Irlanda. Na Alemanha, é antigo o costume de dar ovos de Páscoa às crianças, junto com outros presentes.


Com o passar do tempo, os ovos passaram a ser confeitados e, a partir daí foique surgiu os ovos de chocolate.


O chocolate, trazido pelos maias e astecas, foi uma forma de tornar ainda mais gostoso esse costume. A indústria européia desenvolveu o ovo de chocolate como uma maneira de inovar a tradição, e então, esse costume se espalhou pelo mundo inteiro e até hoje continua deixando a Páscoa cada vez mais doce!


O coelho: O coelho de Páscoa é uma atualização do antigo símbolo pasqualino, a lebre (parente do coelho), considerada sagrada para a deusa Eostre. No século XVIII, colonizadores alemães levaram para os Estados Unidos a idéia dos coelhos de Páscoa. Uma duquesa alemã, dizia que os brilhantes ovos de Páscoa eram deixados por coelhos para as crianças, isso deu origem ao costume de fazer com que as crianças os encontrassem no dia de Páscoa.


Além disso, os coelhos são animais que se reproduzem facilmente, indicando também, símbolo da fertilidade e vida nova.




A pomba: A Pomba ou "Colomba" pascal, pão doce e enfeitado com a forma de ave, também é um símbolo cristão. A forma de pomba era usada nos antigos sacrários, onde se guardava a Eucaristia. Atualmente, passou também a ser usada no pão doce que costuma ser compartilhado. Na Europa, especialmente na Itália, esse pão doce é típico no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta" ou Pascoela, como é chamada no Brasil, a segunda-feira após a Páscoa.




Como vimos, a Páscoa tem história que surgiu anos atras. Com certeza, a melhor parte dessa história é poder comer os ovos de chocolate! Mas tome cuidado! Comer chocolate demais pode trazer alguns probleminhas!


O chocolate é delicioso, mas também, um alimento rico em gordura e açúcar. Para quem está sob controle de peso, ou tem alguma doença, como diabetes, vale prestar atenção nas dicas a seguir para depois não se arrepender:




* Coma chocolate após o almoço: Procure fazer uma refeição cheia de fibras, coma bastante verduras e legumes. As fibras provocarão a saciedade, evitando que você ataque um ovo inteiro, e também, a gordura e açúcar provenientes do chocolate estarão sob controle, pois, como você já sabe, as fibras retardam a absorção de gorduras e açúcar circulantes na corrente sanguínea.



* Não se engane! Chocolates diet não são menos calóricos que chocolates comuns, e chocolates light podem ter teor reduzido de qualquer nutriente, seja ele açúcar, gordura, proteínas etc, mas mesmo assim podem ser calóricos e lotados de sódio, que elevam a pressão arterial.


* Seja solidário! Divida o chocolate com outras pessoas da família. Querer comer um ovo de Páscoa sozinho, só fará você ganhar uns kilinhos a mais!


* Não faça substituições! Não troque uma refeição pelo chocolate. Procure manter hábitos saudáveis, ingerindo fibras ao longo do dia, bebendo bastante água, se alimentando a cada 3 horas.


* Se comer chocolate apenas após o almoço não te satisfaz, você poderá escolher um pequeno pedaço e distribuir ao longo do dia. Lembrando a importância de consumir fibras!


* O melhor tamanho! Quando for comprar o ovo de chocolate, compra o menor tamanho. Afinal, quanto maior o ovo, mais difícil vai ser resistir às tentações!


* Faça atividade física DIARIAMENTE! Os exercícios ajudarão controlar o peso após consumir essa doce delícia!



Conheça agora, o valor nutricional do chocolate:


Para 100g de chocolate, teremos:


CHOCOLATE AMARGO (pasta de cacau, manteiga de cacau, açúcar)


- Calorias: 544


- Carboidratos: 60g


- Gordura: 31g


CHOCOLATE AO LEITE (pasta de cacau, manteiga de cacau, leite em pó e açúcar)


- Calorias: 568


- Carboidratos: 54g


- Gordura: 35g


CHOCOLATE BRANCO (pasta de cacau, leite em pó e açúcar)


- Calorias: 530


- Carboidratos: 55g


- Gordura: 30g

Fonte: Mariana Del Bosco Rodrigues, nutricionista da Clínica Alfredo Halpern

Fotos: Ernani D'Almeida/Ed. Globo e Raphael Falavigna/ÉPOCA


Espero que vocês tenham gostado dessas dicas prá lá de saborosas!


Uma Feliz Páscoa para todos e até a próxima


Dúvidas ou sugestões: polianadeandrade@hotmail.com




Nenhum comentário: