quinta-feira, 6 de maio de 2010

Hora de ser mamãe: Alimentação na Gravidez

Na semana do Dia das Mães, uma reportagem especial para as futuras mamães. Saiba tudo sobre os cuidados com a alimentação durante a gravidez.

Espero que vocês aproveitem as dicas a seguir.


A gravidez é um período que exige muitos cuidados. A mulher durante os nove meses fica mais sensível, necessita de mais carinho, atenção e o apoio do companheiro e da família. O corpo sofre diversas alterações que modificam o humor da grávida facilmente, os seios tornam-se mais fartos e o aumento do peso é inevitável. Muitas vezes isso gera insatisfação na mulher, que mesmo grávida, quer conservar o corpo de antes.



Alimentar-se corretamente nessa fase é fundamental. Afinal, tudo que você come, irá para o seu bebê. Excesso ou restrição ao se alimentar irá refletir na saúde do seu pequeno. E, indispensável nesse período é o acompanhamento pré natal com o médico ginecologista, prática de exercícios de baixa intensidade como yoga, natação, obviamente que, acompanhado com um educador físico, e o nutricionista para aconselhar o melhor tipo de alimentação.


Estar grávida é uma dádiva. Não há porque fazer dietas malucas, restringindo alimentos, com medo de engordar. Muito menos, pensar que deverá “comer MAIS, pois agora há existe alguém que também precisa se alimentar”, isso só fará você ganhar peso além do necessário, causando riscos na sua vida e na do seu bebê. A grávida precisa de muitos nutrientes. Requer uma dieta variada e equilibrada, acompanhada por nutricionista que irá indicar qual a melhor maneira de se alimentar nesse momento tão especial.


Alguns sintomas variam muito de mulher para mulher, ou de gravidez em gravidez. No começo da gravidez, principalmente durante os 3 meses iniciais, muitas mulheres relatam vários episódios de náuseas (enjoos) e vômitos, geralmente ocorridos pelo período da manhã, ou quando a gestante fica mais de quatro horas sem se alimentar. Apesar de incomodo é normal, pois o corpo está passando por muitas modificações. Os hormônios ficam alterados, gerando esses desconfortos. Outros fenômenos também ocorrem, como, alteração do humor, mudança na pele e cabelos, manchas, acnes etc.


Em questão aos enjoos e vômitos, pode se tornar algo pouco perigoso. A falta de apetite causada por esse mal estar, pode levar à perda de peso e a deficiência de nutrientes importantes para a formação do bebê nos primeiros meses, como por exemplo: ácido fólico, zinco, ferro entre outros.


Para evitar esses desconfortos, geralmente matutinos, ou ao decorrer do dia, leia atentamente essas dicas abaixo:


- Evitar longos períodos em jejum: procure se alimentar de 3 em 3 horas. Faça pelo menos oito refeições diárias.


- Faça refeições com pequeno volume, evitando ingerir líquidos juntamente com os alimentos. Procure ingerir líquido 1 hora antes ou depois de se alimentar.


- Evite escovar os dentes ao acordar, se isso lhe causa desconforto. Deixe a escovação após ter tomado café da manhã.

- Procure ingerir alimentos fonte de vitamina B6. Essa vitamina combate as náuseas e os vômitos. Algumas fontes são: batata, biscoito, pães, aveia, carnes, ovos, frutas, leite, cereais integrais.


- Evite ingerir alimentos ácidos: frutas ácidas e refrigerantes.


- Evite qualquer tipo de alimento que contenha muita gordura.


- Incorpore no dia a dia preparações leves, como, purês e sopas.


- Relate para seu ginecologista sobre os episódios que as náuseas tenham ocorrido. Ele te receitará medicamentos para aliviar os sintomas.


Outras transformações ocorrem durante a gravidez, principalmente o aumento dos DESEJOS. E se alguém ousar a não obedecer ao desejo de uma grávida, o coitadinho do neném poderá nascer com diversas “caras”. Isso, claro que não passa de uma brincadeira. Na verdade, o desejo da grávida é psicológico, como de uma pessoa qualquer. Apenas o olfato da gestante fica mais sensível, seja por isso que tantos cheiros despertam vontades.


Porém, algumas vontades podem indicar carências nutricionais. Certas grávidas relatam sentir necessidade de comer terra, tijolo, telha, sabonete entre outros. Isso é um alerta do corpo, informando que algum nutriente está em falta. Geralmente, quando isso ocorre, a deficiência é de ferro.


É importante excluir alguns hábitos durante a gravidez. Refiro-me ao consumo de álcool e fumo. Está mais que comprovado os efeitos maléficos no bebê quando a mãe não toma consciência de que gravidez exige cuidados. A criança pode nascer prematura, com má formação em órgãos, ou até morrer antes ou pouco tempo depois do nascimento. Pior ainda, é quando essa mãe também é usuária de drogas. As complicações são ainda piores.


Para a futura mamãe saudável, que está preocupada em oferecer o melhor para seu bebê, algumas dicas a seguir irão ajudar na hora de se alimentar. Leia atentamente:


- Não fique longos períodos em jejum. Se alimente a cada 3 horas,fazendo pequenos lanchinhos com frutas, iogurtes, cereais etc. Mas atenção: consuma no máximo 2-3 frutas ao dia, pois, excesso de açúcar pode levar ao desenvolvimento de diabetes gestacional.


- Utilize pouco sal. A mulher grávida tende a ter inchaço decorrente da gravidez. Se o consumo de sal for excessivo, acarretará em hipertensão, ou pré eclampsia, podendo evoluir para eclampsia.


- Procure fazer refeições com pequenos volumes. Com o aumento do útero, o estômago tende a ficar pressionado, deixando a refeição mais lenta.


- Evite consumir líquidos durante as refeições, para evitar o refluxo gastroesofágico, causado pela compressão do útero no estômago.


- Beba bastante líquido. O intestino tende a funcionar com maior dificuldade durante a gravidez.


- Adicione fibras, alimentos integrais para melhorar a motilidade intestinal.


- Evite frutas ácidas se lhe causarem desconforto (queimação).


- Consuma bastante verduras, legumes, peixes, carnes brancas, leite e derivados, cereais integrais.Coloque variedade na sua refeição.


- Coma bastante devagar. Mastigue bem os alimentos, e evite qualquer situação de estresse durante as refeições.


- Faça refeições com pouca gordura. Evite frituras, carnes gordas e alimentos prontos (lasanha, lanches, pizza, ou seja, esses alimentos industrializados vendidos prontos no supermercado etc)


- Não utilizar adoçante de forma alguma. Existem relatos que os adoçantes contém uma substância chamada fenilalanina, que está relaciona à má formação no feto. Prefira o sabor natural dos alimentos, ou em último caso, utilize Stévia (adoçante natural extraído de uma planta).


- Faça atividades físicas leves. Mas antes, procure orientação do médico e de um bom educador físico. Exercícios na água acalmam o bebê e trazem grandes benefícios às mães, além de preparar para o parto natural.


- Ao nascer, alimente seu baby apenas com leite materno. O leite materno é o único alimento para seu recém nascido. Você deve amamentar somente no peito, pelo menos até os 6 meses de idade. A introdução de água, chás entre outros, favorecem ao desmame precoce.


Aproveite os nove meses! Curta o barrigão, caminhe pela cidade, pelas praças e mostre como você fica linda grávida.

Espero que vocês tenham gostado dessa matéria.

Um Feliz Dia Das Mães para todas as mamães do Brasil!

Dúvidas ou sugestões entre em contato por: polianadeandrade@hotmail.com

Nenhum comentário: