sexta-feira, 28 de maio de 2010

Alimentação Funcional: Você sabe o que significa?

GALERA!

Desculpa ter demorado p/ postar. Estava sem tempo! Mas essa postagem está imperdívível!
Veja!

A nova onda recomendada por nutricionistas é: ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL! Mas será que você sabe realmente o que significa incluir esses alimentos no seu dia a dia? Saiba tudo sobre esse assunto a partir de agora!


Arroz integral, linhaça, brócolis, aveia, iogurte .... São esses alguns dos alimentos que compõe um cardápio tipicamente funcional. Mas na verdade, em que se aplica esse termo?


O alimento funcional é aquele que contêm compostos que trazem benefícios à saúde, contribuindo assim, na prevenção de doenças crônico degenerativas (Exemplo: câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias etc).


Ricos em vitaminas, minerais, enzimas, fibras entre outros nutrientes, evitam o aparecimento, ou, ajudam no controle de algumas doenças. São considerados protetores do organismo por possuírem elementos que contribuem para o bem estar.


Hoje, nós nutricionistas percebemos o quanto o hábito alimentar está errado. Ao fazer uma análise de um registro alimentar dos pacientes, observamos o quanto a alimentação está lotada de sal, açúcar e gordura e, pobres em sais minerais, vitaminas e fibras. Por isso, temos a preocupação de inserir, aos poucos, alimentos funcionais nos cardápios, para recuperar a saúde dos clientes em consultório, em quanto é tempo.


Mais que comprovado, estudos indicam que indivíduos que adotam dietas impróprias quanto ao valor energético e ao teor de nutrientes, aumentam as chances de desencadear doenças como, diabetes, hipertensão arterial, AVC, e também, tem uma menor expectativa de vida. Tudo isso torna-se mais complicado quando juntamos nesse mesmo indivíduo o hábito de fumar e o consumo de bebida alcoólica sem moderação.


A alimentação funcional terá resultados na velhice. O organismo reflete tudo o que fomos quando jovens na última etapa da vida. Para chegar na terceira idade sem ter que tomar uma pilha de remédios, a dica é mudar os hábitos alimentares! Inserir uma dieta equilibrada, rica em fibras, variada de frutas, legumes, cereais integrais, alimentos menos gordurosos, são alguns dos caminhos para longevidade.


Veja a seguir, alguns nutrientes considerados funcionais e suas propriedades no organismo:

- Ácidos graxos ômega 3: As fontes desses nutrientes são peixes e linhaça. É utilizado na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações e doenças auto imunes.

- Flavonóides: Presentes em frutas vermelhas, como a amora, uva, mas também encontramos em frutas cítricas, brócolis, chá verde, soja e repolho. Possui uma ação antioxidante no organismo, eliminando os radicais livres, isto é, retarda o processo de envelhecimento. Também, diminui o colesterol ruim (LDL), e a soja, nas mulheres, diminui os desconfortos causados pela menopausa.


- Antocianinas: Frutas, principalmente as frutas vermelhas e roxas. Previne doenças do coração e o câncer.


- Catequinas: Chá verde e chá preto, uva, morango. Previnem a formação de alguns tipos de câncer, e a formação de placas de gordura nas veias. Ótimo antioxidante do organismo.


- Resveratrol: Uva, vinho tinto*, maçã. Diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, além de evitar a formação de coágulos e infamações.

*O consumo ideal de vinho tinto é de apenas 1 taça ao dia.



- Isoflavonas: Soja, leguminosas, amendoim, ervilha. Aliviam os desconfortos causados pela menopausa, previnem o aparecimento de doenças do coração, reduz o desenvolvimento de câncer de próstata e mama, e previne a osteoporose.

- Betaglucana: Aveia, cevada. Controlam os níveis de colesterol no organismo.
- Isotiocianatos: Brócolis, repolho, couve-flor, rabanete, folha de mostarda. Tem efeito protetor contra diversos tipos de câncer.

- Licopeno: Tomate, goiaba, melancia. Possui atividade antioxidante, previnem câncer, principalmente o de próstata, e evitam o aparecimento de doenças do coração.

- Luteína: Folhas verdes. Evitam que haja degeneração ocular, contribuem para a boa visão.


- Ligninas: Linhaça: Previne a formação de tumores no organismo, principalmente o câncer de intestino.


- Sulfitos Alílicos: Alho e cebola. Protegem o organismo das doenças cardiovasculares, e, evitam o aparecimento de câncer no estômago.

- Fibras (prebióticos: inulina, frutooligossacarídeos): Grãos integrais, frutas e hortaliças. Melhoram a motilidade intestinal, previne o câncer de intestino, principalmente o câncer de cólon. Também ajuda a controlar as taxas de colesterol.


- Probióticos (bifidobactérias, lactobacilos): Iogurtes, leites fermentados, leite. Melhora a motilidade intestinal, protegendo contra o desenvolvimento de câncer no cólon.


Como você viu, uma dieta bem variada pode evitar o aparecimento de várias doenças. Não é difícil fazer uma alimentação funcional, porém, é essencial que você consulte um nutricionista para fazer uma avaliação completa e um cardápio próprio para seu tipo físico.


Aproveite a vida! Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada juntamente com exercícios físicos! O teu organismo, AGRADECE!!!!




Espero que vocês tenham gostado dessa dica!



Até a próxima!



Dúvidas ou sugestões: polianadeandrade@hotmail.com



Bjossss obrigada!

















Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, Poliana!!

Adorei o seu blog e a matéria! Um beijo e tudo de bom pra vc!

Carol Oliveira
(nutricionista)