sexta-feira, 6 de agosto de 2010

LEITE MATERNO – INSUBSTITUÍVEL

Olá pessoal,



Desculpem por ter ficado tanto tempo sem postar. Graças a Deus, os dias têm sido bastante produtivos com novos trabalhos. Mas, estou de volta, e com uma super reportagem, IMPERDÍVEL, diga-se de passagem, sobre um assunto que está sendo comemorado nessa semana, de 01 a 07 de agosto: A SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO. Nessa reportagem, leia a importância, e esclareça as suas dúvidas sobre o aleitamento materno.






Ele está dormindo. De repente chora, querendo dizer que há algo errado. O seio da mãe, cheio e pesado, indicam alguns sinais do corpo. O choro continua desesperado, e a mamãe diz: “É fome! Chegou a hora de mamar!!


Para quem será ou já foi mãe um dia, sabe que o chorinho desesperado só acalma quando o bebê é colocado junto ao seio maternal. O laço entre mãe e filho traduz sentimentos de muito carinho, proteção e cuidado.


Quem concorda comigo que amamentar é uma dádiva? A mulher muda de figura. Destrói aquela imagem frágil. Torna-se mais poderosa, guerreira e protetora, mas também, mantém sua graça, beleza, doçura e delicadeza, traços da mais pura alma feminina.


Impossível não se emocionar ao ver seu filho, com um rostinho tão lindo, pregado junto ao teu seio para amamentar.


Tamanho são o esforço e satisfação de ter um alimento tão gostoso que a natureza preparou que muitas vezes, os olhinhos tornam-se pesados... e o sono é inevitável. Mesmo que passem horas, a mãe dominada pela magia desse momento deseja que essa corrente que a envolve com teu filho, jamais termine.


Um corpo mudado. A sábia natureza prepara a mulher para alimentar o seu filho. Durante a gravidez, já é possível perceber algumas mudanças, como: o seio fica maior, parece farto, pesado. E, geralmente, no final da gestação, é possível obter o colostro (o leite inicial), ao comprimir a região da aréola e do mamilo.


É fundamental amamentar o bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida. Além de fortalecer o vínculo mãe e filho, o aleitamento materno promoverá a saúde na criança, fornecendo nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico.


O leite materno acompanha as necessidades da criança conforme vai crescendo. Nas primeiras semanas de vida, a mãe produz o leite de cor amarelada e bem líquida, chamada de colostro. Ao contrário de que muitas mulheres pensam o leite das primeiras mamadas, não é fraco e muito menos uma “água”. O colostro contém agentes imunológicos, doados pela mãe que irão proteger o bebê de doenças infecciosas e diarréias.


Outro ponto importante a destacar é que, a composição do leite materno varia de mulher para mulher, e muda conforme o crescimento da criança. Mas, todas as mães produzem o leite de acordo com as necessidades do seu filho. Prova-te isso de como a nossa natureza é perfeita?

A amamentação também fortalece a musculatura da face e da boca do neném, evitando assim, problemas futuros com a fala e na oclusão dos dentes.


São inúmeros os benefícios da amamentação, principalmente para as mulheres, como por exemplo:


- Menor chance de desenvolver câncer de mama e de ovário.


- Acelera na recuperação do peso normal após o parto, por necessitar de muita energia da mãe.


- Ajuda o útero a regressar o tamanho normal após o parto.


- A mulher demora a menstruar novamente, evitando assim perda de sangue, e uma possível anemia.


- Diminui a ansiedade da mãe, fazendo com que ela se sinta mais segura.


- Amamentar é prático: não necessita preparar mamadeiras, manipular ou esterilizar utensílios.


- Não estraga.


- É barato, não precisa ser comprado no supermercado.


- Está disponível o tempo todo.






Às vezes, algumas mulheres relatam que tentaram amamentar o filho, mas não conseguiram por vários motivos, dentre eles, que o leite era fraco, ou que a criança não aceitava o peito. Saiba que toda mãe é capaz de amamentar seu bebê, porém, a insegurança, estresse causado pela família, ansiedade, falta de orientação durante a gravidez e erros nas técnicas de amamentar, podem atrapalhar na produção ou na saída do leite. São raros os casos que por questão de saúde, a mãe não consiga amamentar.


Alguns cuidados adotados durante a gravidez podem preparar a mãe para amamentar. É simples, e muitas vezes esses conselhos são passados durante o pré-natal. Veja:


- Para prevenir fissuras e rachaduras, sendo esse um dos problemas que fazem as mães pararem de amamentar, é indicado que a mulher ainda grávida exponha diariamente os mamilos ao sol (antes das 10 horas, e, após as 16 horas), durante 10 a 15 minutos.


- Após o banho, friccionar o mamilo com uma toalha ou bucha vegetal, para tornar a pele mais resistente, evitando assim rachaduras durante as primeiras mamadas.


Assim que o bebê nasce é colocado juntamente ao seio da mãe para estimular a descida do leite. Essa prática é adotada na maioria das maternidades, pois, é de tamanha importância que a criança sugue o seio, apesar da dificuldade ou que ainda não tenha leite. Mas, terá colostro rico em anticorpos que protegerá o recém nascido. Esse processo estimula a produção e saída do leite materno.


Antes de qualquer coisa, TRANQUILIDADE. Essa é a palavra que melhor define a amamentação. Qualquer tipo de nervosismo nessa hora atrapalha a produção de leite. Para que isso não ocorra, ao amamentar é necessário:


- Estar em local calmo e silencioso, preferencialmente longe de parentes ou aglomerações de pessoas.


- Estar sentada ou deitada em posição confortável, com as costas e pernas bem apoiadas.


- Não realizar outra tarefa enquanto estiver amamentando. Dedique-se somente ao seu filho.


- Observar se a boca do bebê alcança todo mamilo e aréola. Essa é a famosa “pega” que a criança deve ter ao mamar.


- Segurar o bebê na posição que mais lhe trás conforto (leia a seguir sobre as posições para amamentar).


Posições para amamentar:

- Deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo.






-Segurar o bebê no colo em posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando.











- Segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama.










- Segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá.











- Colocar o bebê "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio.


 








- Usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo.











Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/posicoes-amamentar/

Como você leu até agora, amamentar é fantástico.

O leite materno possui todos nutrientes que o bebê necessita. Inclusive, a sua composição muda, conforme o ritmo de crescimento. Não é necessário introduzir água, sucos ou chás. Quando ocorre consumo desses alimentos precocemente, a mãe deixa de amamentar exclusivamente pelo peito, podendo desencadear algumas deficiências e problemas na criança.


E não precisa se preocupar! Até mesmo nos dias de muito calor, o leite é capaz de hidratar. Chás não resolvem as cólicas, podem aliviar por um tempo ou até piorar o quadro. Sucos podem ser ácidos, dependendo da idade da criança, e as fibras podem provocar cólicas. Portanto, DÊ APENAS LEITE MATERNO - INSUBSTITÍVEL para seu filho!

Além desses motivos citados, introduzir outros alimentos que não seja o leite materno fará com que a criança se acostume com mamadeiras e chuquinhas, que são mais fáceis de serem sugados comparados ao mamilo da mãe. Isso contribui para o desmame precoce, que, consequentemente, poderá desencadear deficiências de nutrientes, uma vez que o aleitamento materno, não foi realizado dentro do período correto.


Agora, quer um conselho? Curta muito seu filhote, e aproveite cada instante com esse lindo presente de Deus. Viva o momento de ser mãe!

Amamente seu filho sem qualquer constrangimento. Cuide da sua saúde e do seu bebê fazendo sempre o melhor!

Espero que vocês tenham gostado dessa reportagem. Um grande beijo até a próxima!
Gostou? Quer saber mais? Entre em contato: polianadeandrade@hotmail.com
Marque a sua consulta agora: (16) 3636-2720





Nenhum comentário: