domingo, 14 de março de 2010

Não, não e não.... Eu odeio essa comida!

Eles batem o pé, choram, esperneiam, gritam, fazem qualquer tipo de show, lutam até o fim, e se recusam comer a comidinha especial que a mamãe prepara com tanto amor. As mães, por sua vez, diante de uma rejeição e de um desespero tão grande, acabam obedecendo às preferências dos pequeninos, e oferecem os alimentos que eles mais gostam, porém, essa troca muitas vezes não é nada nutritiva.



Que levante a mão, quais mães já substituiu o almoço do filho, depois de chantagem emocional, por um pequeno potinho de iogurte cor de rosa, que diz conter todas as vitaminas e minerais, iguais e de um bifinho? Pois é, com certeza muitas mães dirão SIM!


Essa prática embora seja feita por muitas mães desesperadas, que já tentaram de todas as maneiras fazer com que seu pequenino tivesse interesse pela sua comida, não é o melhor jeito de educá-lo quanto as escolhas dos alimentos. Mesmo porque, uma vez que desejo da criança é obedecido, isto é, ocorre a troca da comida por uma guloseima, ela sempre usará essa tática para nunca mais comer a comida, porque sabe que a mãe irá oferecer o que está sendo pedido.


A maior parte dos pais relata que crianças de 1 – 6 anos apresentam dificuldade para se alimentar. Esse período é chamado de fase pré escolar, idade pela qual a criança passa por uma série de aprendizagens, inclusive, a formação do hábito alimentar.


Nessa fase é importante o cuidado com a alimentação do dia a dia. Mesmo porque, a criança está sofrendo diversas modificações fisiológicas e psicológicas. Como por exemplo, a partir do final do primeiro ano de vida, a criança tem uma diminuição natural do crescimento, o que consequentemente, haja diminuição de energia, logo, a vontade de comer.


Conforme vai crescendo, a criança passa a ter autonomia nos alimentos, o que reflete na sua escolha pelos alimentos preferidos. Geralmente, tendem a preferir alimentos mais açucarados e gordurosos por serem mais agradáveis ao paladar. Por isso, é importante educar a criança desde pequenina a provar de todos os alimentos, para conhecer diferentes sabores.


A criança também nessa fase tem mais interesse ao ambiente que ela vive. Com tantas descobertas, ela mais do que nunca quer descobrir as coisas, fazer travessuras, brincar, exige atenção dos mais velhos, e a comida cada vez mais passa a ser esquecida, já que tem tanta coisa mais importante para se fazer!


A mãe sempre deve ficar atenta com a inapetência (falta de apetite). Pode ser um acontecimento natural da idade, mas também pode ser alguma doença que pode prejudicar o desenvolvimento da criança trazendo uma série de carências nutricionais. Portanto, procure levar a criança ao pediatra e ao nutricionista sempre que possível.


Para contornar esse quadro de falta de apetite, e juntamente fazer com que seu filho coma de tudo, você pode adotar na sua casa algumas das dicas a seguir. Anote essas dicas de dar fome em qualquer criança:

- Prato de criança deve ser bem colorido! Quanto mais cor tiver no prato, mais chamará a atenção da criança. Como colocar cores no prato? Faça uma comidinha com verduras, legumes, arroz e feijão e a carne. Mas, atenção, não adianta lotar o prato da criança de vegetais. Comece aos poucos, principalmente com os vegetais, a maior recusa das crianças. Cada dia insira um tipo diferente de vegetal na comida, para que assim, a criança possa aprender diferentes sabores.

- Jamais obrigue a criança a comer. Tudo que é forçado pode trazer algum trauma, consequentemente mais tarde, gera a recusa. Deixe-a escolher os alimentos presentes no prato. Não deixe de oferecer nenhum alimento. Ofereça tudo, e, se mesmo assim não houver interesse por algum deles, tente oferecer esse mesmo alimento em outro dia, numa próxima semana.


- Criança aprende quando algo é apresentado várias vezes. Quando a criança não deseja experimentar determinado alimento, não desista. A criança só consegue aprender quando algo é repetido várias vezes. Só tome cuidado para não apresentar esse alimento todos os dias. Dê um intervalo de 3-5 dias, numa próxima apresentação, pode haver algum interesse.


- Esqueça chantagens! Nada de fazer acordos, chantagens com criança. Sob chantagem, a alimentação será assimilada como forma de conseguir algo, como: passeio no shopping, ganhar brinquedo, brincar na casa do amiguinho etc. A criança deve entender que hora de comer é hora de comer porque ela precisa para crescer forte.


- Esqueça os “aviãozinhos”: Tentar desviar a atenção da criança só fará com que ela se sinta obrigada a comer, e tampouco, vai prestar atenção no que está sendo dado. A criança deve perceber o que ela está ingerindo, para aprender o sabor e também aprender o ponto da sua saciedade.

- Troque a televisão pelo diálogo! Ligar a televisão com o filme ou o programa favorito também atrapalha na hora de alimentar seu filhote! Se você não está presente na hora de alimentá-lo, faça com que a babá ou o cuidador converse com a criança, conte historinha utilizando os alimentos do prato como personagem. Faça a criança sentir que a hora da alimentação é hora de prazer e também de diversão, já que esses danadinhos adoram brincar!


- Nada de pratos gigantes! A criança tem capacidade gástrica (capacidade do estômago) pequena. Talvez, 2 ou 3 colheradas seja o suficiente para se sentir alimentada. Muitas mães entopem as crianças de comida, o que pode ser tornar frustração, por parte da mãe, que pensa que a sua comida é ruim e a criança não aceita, e por parte da criança, já que a mãe não respeita a sua saciedade. Então, o melhor a fazer é oferecer o que a criança é capaz de aceitar, e depois de 3 horas, oferecer um lanchinho leve. Grandes volumes de comida contribuem alguns anos mais tarde, para a obesidade no pequenino.


- Sem fome! Se a criança relatar que não sente fome naquele horário, não substitua a refeição por guloseima. Guarde o prato da criança e ofereça quando ela sentir fome. Estimule-a brincar bastante quando isso acontecer, a fome irá aparecer num instante!


- Horários regulados! Acostume a criança se alimentar em horários determinados. Estipule horário para café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


- Cuidado com os lanches intermediários! Você deve prestar atenção nos lanches que oferece antes do almoço e jantar. Alimentos muito calóricos ou em quantidade exagerada nos intervalos, atrapalharão as grandes refeições. Procure oferecer, em pequenas quantidades: sucos de frutas naturais (nada de sucos artificiais industrializados), frutas amassadinhas ou picadas, iogurte, biscoitos sem recheios (2-3 vezes na semana), água de coco etc. Evite oferecer mamadeiras nesse período
- Não esconda os alimentos, crianças não são bobas! A criança deve saber que tomate é tomate, que alface é alface e assim por diante. Enganar a criança só atrapalhará seu aprendizado. Você pode fazer pratos variados (veja no final da postagem), que irão trabalhar com a imaginação da criança sem ter que enganá-los.


- Fast food não substitui comida! Quando for levar o seu filho ao fast food, leve-o somente uma vez ao mês, no final de semana, e mesmo assim, ofereça a refeição no horário do lanche da tarde. Jamais troque um prato de comida saudável por um lanche. Ensine que horário de comer lanche é no horário de lanche. As crianças só tornam viciadas em fast food por ensinamentos dos pais.


- Não justifique sua ausência na comida! Muitos pais que trabalham o dia todo tentam recompensar a ausência, oferecendo guloseimas ao filho. Saiba que essa tentativa de “ser presente” poderá contribuir para uma futura obesidade do seu filho.


-  É apenas uma criança! Trate seu filho com carinho. Tenha paciência na hora de alimentá-lo. Tudo que a criança tenta fazer é chamar sua atenção, como uma forma de dizer: “Estou aqui, vem cuidar de mim”! Portanto, muita calma nessa hora com o pequenino! Aproveite um momento tão gostoso e brinque também!




Como você observou muitas medidas podem ser adotadas para educar seu filho a ter bons hábitos alimentares.


Na cabecinha deles, tudo que é ensinado, facilmente é aprendido, e às vezes a ansiedade dos pais atrapalha no processo.


Recompensas, chantagens, enganar a criança, pode futuramente trazer recordações desagradáveis. A alimentação passa ser encarada como algo obrigatório, chato, horário de brigas, enfim, fica sendo a pior hora do dia. Não é a toa que algumas gritam, choram e chamam a atenção de todos. Infelizmente, as conseqüências disso pode ser o desenvolvimento de problemas como, depressão, ansiedade, obesidade, bulimia e anorexia.


A seguir, acompanhe algumas sugestões de pratos saudáveis que você poderá incluir no dia a dia do seu filho. E ficará cheio de apetite com tanto colorido no prato! Se você utilizar sua imaginação, conte uma historinha divertida utilizando as receitinhas!




Purê do Hulk


Ingredientes

- 500g de batatas cozidas sem casca e espremidas


- 1 colher (sopa) de margarina


- Cebola, alho a gosto


- ½ litro de leite


½ maço de espinafre


- Sal




Modo de Preparo


Numa panela, cozinhar o espinafre. Depois de cozido, bater no liquidificador o espinafre com o leite, mas, vá colocando o leite aos poucos.


Em outra panela, refogue a margarina com o alho e a cebola. Adicione as batatas e, em seguida, adicione o leite batido com o espinafre. Mexa para misturar todo o leite. Acerte o sal. Decore com talos se cheiro verde.
Dica: Você pode utilizar a água que cozinhou o espinafre, para cozinhar o arroz. Você terá um arroz super nutritivo!


Biscoitinho da Chapeuzinho Vermelho


Ingredientes
- 1 xícara de aveia em flocos


- ½ colher (chá) de baunilha


- 1 pitada de sal


- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo


- 1 ovo


- ½ xícara de manteiga ou margarina derretida


- 1 xícara de açúcar




Modo de Preparo


Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa vasilha funda, bata bem o ovo até ficar espumando. Junte o açúcar e a manteiga e mexa bem com uma colher de pau. Acrescente aos poucos o restante dos ingredientes, mexendo bem. Com uma colher de chá, vá colocando a massa num tabuleiro untado, deixando espaço entre os biscoitos. Leve-os ao forno por 15 minutos, ou até ficarem corados.


Pizza da Floresta


Ingredientes

-2 abobrinhas verdes (médias)


-300g de mussarela fatiada ou ralada


-2 tomates maduros


-3 colheres de sopa de azeite


-1 dente de alho


-orégano a gosto


Modo de Preparo


Cortar as abobrinhas em rodelas nem muito finas, nem muito grossas. Em uma frigideira, colocar o azeite, o alho picado e refogar a abóbora. Acrescente sal a gosto. Acrescentar um pouco de água (pouca quantidade) e deixar cozinhar. Quando a abóbora estiver cozida, mas firme, colocar fatias de tomate cobrindo-a, como se prepara uma pizza mesmo. Salpicar sal e orégano sobre o tomate. Cobrir tudo com a mussarela, espalhando-a bem. Deixar mais dois minutinhos com a frigideira tampada


Sanduíche Mc Saudável


Ingredientes


Para o hambúrguer:


- 1 xícara(s) (chá) de proteína de soja


- 2 copo(s) de água morna(s)


- 1 unidade(s) de ovo


- Sal


- 2 dente(s) de alho amassado(s)


- 7 colher(es) (sopa) de farinha de trigo


- 1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)


- 1/2 xícara(s) (chá) de cebola ralada(s)


- 1 colher(es) (café) de orégano

- Pão tipo hamburguer, alface, cenoura, rodelas de tomate, queijo mussarela.


Modo de Preparo


Hidrate a proteína na água morna, por 20 minutos. Escorra toda a água e esprema bem o excesso de água e misture os demais ingredientes. Faça pequenas bolinhas e vá modelando o hamburguês. Numa frigideira, coloque um fio de óleo e frite em seguida.


Corte um pão, tipo hambúrguer ao meio, e monte da seguinte maneira: alface, hambúrguer queijo mussarela, cenoura e tomate.


Dica: Coloque o queijo em cima do hambúrguer quente. Irá derreter!


Caso achar interessante, coloque o lanche dentro de uma caixinha de isopor, para ficar parecido com o que é servido no fast food!


Brigadeiro de mandioca


Ingredientes


- 2 colheres (sopa) de margarina


- 10 colheres (sopa) de açúcar


- 1 xícara (chá) de leite em pó


- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó


- Chocolate granulado


- 1 ½ xícara de mandioca cozida e amassada


Modo de Preparo


Coloque a margarina na panela, em fogo médio. Junte a mandioca cozida e amassada e mexa bem. Acrescente o leite em pó, o açúcar e o chocolate. Continue mexendo por cerca de oito minutos, até a massa começar a desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar para enrolar e passar no chocolate granulado.




Bolo do Ursinho Puf


Ingredientes


- 3 bananas nanicas maduras


- 3 ovos inteiros


- 3 colheres (sopa) de margarina


- 12 colheres (sopa) mal cheias de açúcar


- 3 colheres (sopa) de mel


- 200 mL de leite quente


- 4 colheres (sopa) de farelo de aveia


- 10 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo


- canela em pó a gosto


- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio


- 3 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo


Amasse as bananas com um garfo e reserve. Bata os ovos, junte o açúcar e a margarina. Sem bater na batedeira, acrescente as bananas amassadas, o mel, o leite, a canela em pó e o farelo de aveia. Misture e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo junto com o fermento e o bicarbonato de sódio. Coloque em assadeira com furo centra, untada e enfarinhada, e asse em forno médio, pré-aquecido.


Observação


- A massa pode ser batida a mão. Não há necessidade da batedeira.


Cachorro Quente Ultra Legal

Ingredientes

- 1 pão tipo Hot Dog


- 1 salsicha


- Molho de tomate


- Cenoura ralada


- Brócolis cozido picadinho


- 1 ponta de faca de maionese

Modo de Preparo


Cozinhe a salsicha e o brócolis em panelas separadas. Prepare o molho de tomate como de costume e adicione o brócolis. Corte o pão ao meio e coloque: a maionese, a salsicha com o molho de tomate e brócolis e a cenoura. Sirva a seguir!


Panqueca do Popeye


Ingredientes


- 1 copo(s) de farinha de trigo


- 1 copo(s) de leite


- 1 colher (sopa) de amido de milho


- 2 unidades de ovo


- 1 colher (café) de sal


- 1 colher (sopa) de óleo de soja


- 1 colher (sopa) de queijo ralado


- 250 gr de ricota


- 1- maço(s) de espinafre


-Sal


Modo de Preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a massa numa vasilha e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Unte uma panela para panquecas ou uma frigideira redonda com pouco óleo, depeje um pouco da massa no centro da panela e espalhe a massa até cobrir todo o fundo, espere fritar e depois vire do outro lado. Repita a operação com toda a massa e reserve.
Tempere a ricota com sal. Coloque o espinafre para cozinhar na água e sal, por 5 minutos. Escorra, pique com a faca, e jogue na ricota temperada. Coloque um pouco da mistura numa das extremidades da massa e forme os rolinhos da panqueca. Arrume-a em um refratário. Cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno para gratinar.


Espero que vocês tenham gostado dessas dicas!


Dúvidas, sugestões, entrem em contato: polianadeandrade@hotmail.com


Obrigada e até a próxima!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Linhaça: Conheça tudo sobre essa super novidade!

Considerada um problema de saúde pública, a obesidade é uma doença que está cada vez mais crescente no mundo inteiro. Existem inúmeras pesquisas que estão sendo realizadas para evitar problemas futuros decorrentes dessa doença.


Até mesmo a indústria alimentícia, está preocupada em lançar um produto diferenciado no mercado. Além da repercussão das vendas, o marketing associado a grandes marcas, existe uma proposta de expor para venda algo de qualidade e que contribua no controle da obesidade, principalmente no quesito gordura, em que, várias indústrias já testaram e ainda estão testando diferentes tipos de nutriente para ser adicionado ao alimento e que não seja tão maléfica quanto à gordura trans.

Os produtos industrializados, considerados um dos vilões que contribuem para a obesidade, reúnem substâncias químicas, altas taxas de gordura e sódio dentro de um pacotinho. Embora tenham rótulos chamativos e com informações sedutoras do tipo, “produto saudável”, “0% de gorduras trans”, ou, “alto teor de fibras”, “produto diet ou light” etc, nem sempre contém o que diz conter, ou até mesmo, não são apropriados para um indivíduo que está sob cuidados com a alimentação.

Para comprovar isso, houve uma pesquisa realizada pelo Comitê Federal do Comércio dos Estados Unidos, em que 55% dos produtos que estavam expostos para vendas, traziam nos rótulos falsas informações sobre perda de peso, ou alguma idéia diferenciada sem tal comprovação científica relacionada a emagrecimento.

Como a obesidade tem sido assunto de muita polêmica dentre os profissionais da saúde, sejam eles médicos, nutricionistas, fisioterapeutas psicólogos, educadores físicos entre outros, está mais que comprovado: a eficácia do tratamento provém de uma equipe multidisciplinar, porém, são os nutricionistas os profissionais que estão diretamente relacionados ao hábito alimentar do indivíduo, aquele que vai propor as mudanças para a reeducação alimentar. Convém destacar que mudar o hábito alimentar, infelizmente, não é de uma hora para outra. É um processo extremamente lento. É o período em que se ensina conhecer os alimentos, aprender novos sabores, e incluí-lo aos poucos na dieta.
E falando em incluir alimentos novos na nossa dieta, os estudos científicos mais recentes, que acabaram de “sair do forno”, apontam uma pequena semente com poderes sensacionais no tratamento da obesidade. Refiro-me à LINHAÇA.


A linhaça é de origem asiática, obtida através do linho, considerada uma das plantas mais antigas na história, e que, ainda é uma bebezinha na nossa alimentação, isto é, agora que essa semente oleaginosa está sendo adotada pelos brasileiros como uma fonte de fibra e outros inúmeros nutrientes benéficos ao nosso organismo.


A linhaça contém uma substância chamada ácido linoléico. O nome pode parecer estranho, mas, possui uma capacidade incrível no organismo. Tanto é que, está sendo chamado como agente antiobesidade, afinal, está associada ao metabolismo das gorduras do organismo, reduzindo assim a gordura corporal.


É evidente que, não basta se entupir de linhaça para emagrecer. Como dito anteriormente, deve-se mudar o hábito alimentar e torná-lo mais saudável, além disso, praticar exercícios físicos regulamente.


O ácido linoléico, ainda desperta muitos estudos e curiosidades dentre o meio cientifico. Acredita-se que essa substância se torna benéfica por ter a capacidade de retardar a captação das moléculas de gordura para dentro do tecido adiposo, ou seja, se há impedimento da gordura entrar na célula, o indivíduo não “aumenta a quantidade de gordura dentro do tecido adiposo”.


Além dessa vantagem, outra característica importante é que o ácido linoléico interfere diretamente na redução do colesterol, aumentando as taxas do colesterol bom (HDL), diminuindo o colesterol ruim (LDL). Estudos também comprovaram ser um composto importante no desenvolvimento do sistema nervoso, sendo necessário o consumo dessa gordura durante o período da gestação, bem como os bebês após o nascimento, podendo adquiri-la através do leite materno, e, posteriormente, através da alimentação (papas).


Além dessa excelente gordura, a linhaça também é rica em fibras e proteínas. Veja os dados abaixo:


100 gramas de linhaça contêm os seguintes nutrientes:


- 396 Kcal


- 109 g proteínas (21%)


- 287 g lipídeos (41%)


- 28 % de fibras


- 6% de carboidratos
Leia mais em : (Turatti JM. A importância dos ovos numa dieta saudável. Óleos e Grãos. 2000; 56:20(2):20-7).
A linhaça também é um excelente alimento no combate ao câncer, e também, funciona como antioxidante do organismo, eliminando os restos produzidos pelas células que contribuem para o envelhecimento.


As altas concentrações de fibras solúveis juntamente com a presença do ácido linoléico, retiram aquela indesejável gordurinha que aumenta o colesterol, e para a alegria de nós todos, essa pequena semente oleaginosa afasta os males das doenças do coração. É rica em ácidos graxos Ômega- 3 e Ômega -6, dois importantes compostos que atuam na resposta imune e também são gorduras que fazem bem ao coração.


Como podemos observar, a linhaça é um alimento super poderoso na nossa alimentação. Ainda existem alguns preconceitos em colocá-las em nosso dia a dia.


Como muitos não sabem a linhaça NÃO DEVE ser consumida íntegra (grão inteiro), pois, como dito antes, é um alimento rico em fibras, e o nosso intestino não é capaz de digerir as fibras.


Você mesmo, que já provou linhaça, deve ter observado que ela sai inteira nas fezes. Daí, o resultado benéfico dessa heroína não ocorrerá. A melhor maneira de adquirir os nutrientes presentes na semente é sob a forma triturada (farinha). É simples: basta triturar em um processador de alimentos, ou comprar já triturada no mercado. Vale lembrar que antes de triturar é necessário abrandar as fibras. Como fazer isso? Em uma frigideira seca, colocar a linhaça. Esquentar aproximadamente por 5 minutos no fogo. Em seguida, triturar.


No mercado, existem 2 tipos de linhaça disponíveis: linhaça normal (marrom) e a linhaça dourada. Ambas, são excelentes. A única diferença entre elas é o sabor. A linhaça dourada tem sabor mais suave que a linhaça marrom.


Como você já sabe tudo sobre linhaça, aproveite e não perca mais tempo! Consuma essa preciosa semente já!.


Você pode utilizá-la de diversas formas. Veja:


- Adicione 2 colheres de sopa de linhaça junto ao leite, salada de frutas, granola, aveia, vitaminas, sucos, iogurtes, saladas,suflês, panquecas, tortas, massas entre outros.


Delicie-se com algumas sugestões abaixo, e deixe seu dia mais saudável!!

 
Pão integral de linhaça

Ingredientes

- ½ xícara de chá de gérmen de trigo


- 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo integral


- 2 xícaras de chá de farinha de trigo


- 1 xícara de chá de semente de linhaça moída


- 1 colher de sopa cheia de margarina


- 1 colher de sopa de fermento biológico seco


- 1 colher de café de sal


- 1 colher de sopa de açúcar mascavo


- 1 ½ xícara de chá de leite morno


- 3 colheres de sopa de gergelim

- 4 ovos


Modo de Preparo
Reserve uma gema de ovo para pincelar a massa antes de assá-la. Em um mesmo recipiente, misture todos os ingredientes secos e os ovos. Acrescente o leite aos poucos, até que a massa não grude nas mãos. Sove bastante e deixe crescer por meia hora, de preferência dentro do forno desligado. Divida a massa em dois pedaços e abra com o rolo. Coloque em duas fôrmas untadas com margarina e deixe crescer por mais 20 minutos. Pincele com a gema batida e polvilhe com gergelim. Asse em forno médio-alto (aproximadamente 200 ºC) por cerca de 30 minutos ou até ficar corado






Suco de laranja com maçã e linhaça moída

Ingredientes


- 300 ml de suco de laranja natural


- 1 maçã sem semente e sem casca


- 2 colheres de sopa de semente de linhaça •


- 1 colher de sopa de frutose ou adoçante de sua preferência


Modo de Preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida






Bolo de Carne com Linhaça


- 500g de carne moída


- ½ xícara (chá) de leite desnatado (100ml)


- 1 clara


- ½ xícara (chá) de semente de linhaça moída (65g)


- 1 cebola bem picada (100g)


- 1 colher (sopa) de molho inglês (10ml)


- sal a gosto


- salsa picada a gosto


Modo de preparo:


Misture os ingredientes e coloque em uma forma de bolo inglês média untada e polvilhada com semente de linhaça moída. Leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme. Sirva fatiado com molho de sua preferência






Arroz colorido com linhaça


Ingredientes:


- 1 xícara de arroz integral


- 6 ramos de brócolis


- 1 cebola


- 1 dente de alho


- 3 colheres (sopa) de semente de linhaça triturada


- 6 unidades de tomate cereja e salsa picadinha


- 1 espiga de milho verde


- sal a gosto


- ½ colher (sopa) de azeite de oliva


- Água suficiente para cozinhar o arroz


Modo de preparo


Refogue a cebola com o alho e sal. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione o brócolis, o milho e a água quente e a linhaça. Deixe cozinhar. Depois de cozido, coloque o arroz em um pirex e decore com os tomates cereja. Regue o azeite por cima e a salsa para decorar.


Dica: Se preferir, você poderá utilizar um arroz já cozido. Basta reaquecer o arroz e em seguida adicionar os demais ingredientes.






Bolo de Milharina. Light com linhaça e aveia


Coloque em uma vasilha:


- 2 ovos inteiros


- 1/2 xícara de óleo


- 4 colheres (chá) de açúcar light


- 1 xícara (chá) de farinha de trigo


- 1 xícara (chá) de aveia flocos finos


- 1 xícara (chá) de milharina (flocos de milho)


- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça


- 1 xícara (chá) de leite de soja


- 1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparo:

Misture tudo muito bem. Unte e enfarinhe uma forma de buraco, coloque a massa e leve para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos ou até o palito sair seco.


Obs: Use o açúcar de sua preferência. Se usar açúcar normal, coloque 2 xícaras de chá.


Espero que vocês tenham gostado.
Dúvidas ou sugestões, entre em contato comigo: polianadeandrade@hotmail.com
Obrigada e até a próxima semana!