sexta-feira, 5 de março de 2010

Linhaça: Conheça tudo sobre essa super novidade!

Considerada um problema de saúde pública, a obesidade é uma doença que está cada vez mais crescente no mundo inteiro. Existem inúmeras pesquisas que estão sendo realizadas para evitar problemas futuros decorrentes dessa doença.


Até mesmo a indústria alimentícia, está preocupada em lançar um produto diferenciado no mercado. Além da repercussão das vendas, o marketing associado a grandes marcas, existe uma proposta de expor para venda algo de qualidade e que contribua no controle da obesidade, principalmente no quesito gordura, em que, várias indústrias já testaram e ainda estão testando diferentes tipos de nutriente para ser adicionado ao alimento e que não seja tão maléfica quanto à gordura trans.

Os produtos industrializados, considerados um dos vilões que contribuem para a obesidade, reúnem substâncias químicas, altas taxas de gordura e sódio dentro de um pacotinho. Embora tenham rótulos chamativos e com informações sedutoras do tipo, “produto saudável”, “0% de gorduras trans”, ou, “alto teor de fibras”, “produto diet ou light” etc, nem sempre contém o que diz conter, ou até mesmo, não são apropriados para um indivíduo que está sob cuidados com a alimentação.

Para comprovar isso, houve uma pesquisa realizada pelo Comitê Federal do Comércio dos Estados Unidos, em que 55% dos produtos que estavam expostos para vendas, traziam nos rótulos falsas informações sobre perda de peso, ou alguma idéia diferenciada sem tal comprovação científica relacionada a emagrecimento.

Como a obesidade tem sido assunto de muita polêmica dentre os profissionais da saúde, sejam eles médicos, nutricionistas, fisioterapeutas psicólogos, educadores físicos entre outros, está mais que comprovado: a eficácia do tratamento provém de uma equipe multidisciplinar, porém, são os nutricionistas os profissionais que estão diretamente relacionados ao hábito alimentar do indivíduo, aquele que vai propor as mudanças para a reeducação alimentar. Convém destacar que mudar o hábito alimentar, infelizmente, não é de uma hora para outra. É um processo extremamente lento. É o período em que se ensina conhecer os alimentos, aprender novos sabores, e incluí-lo aos poucos na dieta.
E falando em incluir alimentos novos na nossa dieta, os estudos científicos mais recentes, que acabaram de “sair do forno”, apontam uma pequena semente com poderes sensacionais no tratamento da obesidade. Refiro-me à LINHAÇA.


A linhaça é de origem asiática, obtida através do linho, considerada uma das plantas mais antigas na história, e que, ainda é uma bebezinha na nossa alimentação, isto é, agora que essa semente oleaginosa está sendo adotada pelos brasileiros como uma fonte de fibra e outros inúmeros nutrientes benéficos ao nosso organismo.


A linhaça contém uma substância chamada ácido linoléico. O nome pode parecer estranho, mas, possui uma capacidade incrível no organismo. Tanto é que, está sendo chamado como agente antiobesidade, afinal, está associada ao metabolismo das gorduras do organismo, reduzindo assim a gordura corporal.


É evidente que, não basta se entupir de linhaça para emagrecer. Como dito anteriormente, deve-se mudar o hábito alimentar e torná-lo mais saudável, além disso, praticar exercícios físicos regulamente.


O ácido linoléico, ainda desperta muitos estudos e curiosidades dentre o meio cientifico. Acredita-se que essa substância se torna benéfica por ter a capacidade de retardar a captação das moléculas de gordura para dentro do tecido adiposo, ou seja, se há impedimento da gordura entrar na célula, o indivíduo não “aumenta a quantidade de gordura dentro do tecido adiposo”.


Além dessa vantagem, outra característica importante é que o ácido linoléico interfere diretamente na redução do colesterol, aumentando as taxas do colesterol bom (HDL), diminuindo o colesterol ruim (LDL). Estudos também comprovaram ser um composto importante no desenvolvimento do sistema nervoso, sendo necessário o consumo dessa gordura durante o período da gestação, bem como os bebês após o nascimento, podendo adquiri-la através do leite materno, e, posteriormente, através da alimentação (papas).


Além dessa excelente gordura, a linhaça também é rica em fibras e proteínas. Veja os dados abaixo:


100 gramas de linhaça contêm os seguintes nutrientes:


- 396 Kcal


- 109 g proteínas (21%)


- 287 g lipídeos (41%)


- 28 % de fibras


- 6% de carboidratos
Leia mais em : (Turatti JM. A importância dos ovos numa dieta saudável. Óleos e Grãos. 2000; 56:20(2):20-7).
A linhaça também é um excelente alimento no combate ao câncer, e também, funciona como antioxidante do organismo, eliminando os restos produzidos pelas células que contribuem para o envelhecimento.


As altas concentrações de fibras solúveis juntamente com a presença do ácido linoléico, retiram aquela indesejável gordurinha que aumenta o colesterol, e para a alegria de nós todos, essa pequena semente oleaginosa afasta os males das doenças do coração. É rica em ácidos graxos Ômega- 3 e Ômega -6, dois importantes compostos que atuam na resposta imune e também são gorduras que fazem bem ao coração.


Como podemos observar, a linhaça é um alimento super poderoso na nossa alimentação. Ainda existem alguns preconceitos em colocá-las em nosso dia a dia.


Como muitos não sabem a linhaça NÃO DEVE ser consumida íntegra (grão inteiro), pois, como dito antes, é um alimento rico em fibras, e o nosso intestino não é capaz de digerir as fibras.


Você mesmo, que já provou linhaça, deve ter observado que ela sai inteira nas fezes. Daí, o resultado benéfico dessa heroína não ocorrerá. A melhor maneira de adquirir os nutrientes presentes na semente é sob a forma triturada (farinha). É simples: basta triturar em um processador de alimentos, ou comprar já triturada no mercado. Vale lembrar que antes de triturar é necessário abrandar as fibras. Como fazer isso? Em uma frigideira seca, colocar a linhaça. Esquentar aproximadamente por 5 minutos no fogo. Em seguida, triturar.


No mercado, existem 2 tipos de linhaça disponíveis: linhaça normal (marrom) e a linhaça dourada. Ambas, são excelentes. A única diferença entre elas é o sabor. A linhaça dourada tem sabor mais suave que a linhaça marrom.


Como você já sabe tudo sobre linhaça, aproveite e não perca mais tempo! Consuma essa preciosa semente já!.


Você pode utilizá-la de diversas formas. Veja:


- Adicione 2 colheres de sopa de linhaça junto ao leite, salada de frutas, granola, aveia, vitaminas, sucos, iogurtes, saladas,suflês, panquecas, tortas, massas entre outros.


Delicie-se com algumas sugestões abaixo, e deixe seu dia mais saudável!!

 
Pão integral de linhaça

Ingredientes

- ½ xícara de chá de gérmen de trigo


- 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo integral


- 2 xícaras de chá de farinha de trigo


- 1 xícara de chá de semente de linhaça moída


- 1 colher de sopa cheia de margarina


- 1 colher de sopa de fermento biológico seco


- 1 colher de café de sal


- 1 colher de sopa de açúcar mascavo


- 1 ½ xícara de chá de leite morno


- 3 colheres de sopa de gergelim

- 4 ovos


Modo de Preparo
Reserve uma gema de ovo para pincelar a massa antes de assá-la. Em um mesmo recipiente, misture todos os ingredientes secos e os ovos. Acrescente o leite aos poucos, até que a massa não grude nas mãos. Sove bastante e deixe crescer por meia hora, de preferência dentro do forno desligado. Divida a massa em dois pedaços e abra com o rolo. Coloque em duas fôrmas untadas com margarina e deixe crescer por mais 20 minutos. Pincele com a gema batida e polvilhe com gergelim. Asse em forno médio-alto (aproximadamente 200 ºC) por cerca de 30 minutos ou até ficar corado






Suco de laranja com maçã e linhaça moída

Ingredientes


- 300 ml de suco de laranja natural


- 1 maçã sem semente e sem casca


- 2 colheres de sopa de semente de linhaça •


- 1 colher de sopa de frutose ou adoçante de sua preferência


Modo de Preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida






Bolo de Carne com Linhaça


- 500g de carne moída


- ½ xícara (chá) de leite desnatado (100ml)


- 1 clara


- ½ xícara (chá) de semente de linhaça moída (65g)


- 1 cebola bem picada (100g)


- 1 colher (sopa) de molho inglês (10ml)


- sal a gosto


- salsa picada a gosto


Modo de preparo:


Misture os ingredientes e coloque em uma forma de bolo inglês média untada e polvilhada com semente de linhaça moída. Leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme. Sirva fatiado com molho de sua preferência






Arroz colorido com linhaça


Ingredientes:


- 1 xícara de arroz integral


- 6 ramos de brócolis


- 1 cebola


- 1 dente de alho


- 3 colheres (sopa) de semente de linhaça triturada


- 6 unidades de tomate cereja e salsa picadinha


- 1 espiga de milho verde


- sal a gosto


- ½ colher (sopa) de azeite de oliva


- Água suficiente para cozinhar o arroz


Modo de preparo


Refogue a cebola com o alho e sal. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione o brócolis, o milho e a água quente e a linhaça. Deixe cozinhar. Depois de cozido, coloque o arroz em um pirex e decore com os tomates cereja. Regue o azeite por cima e a salsa para decorar.


Dica: Se preferir, você poderá utilizar um arroz já cozido. Basta reaquecer o arroz e em seguida adicionar os demais ingredientes.






Bolo de Milharina. Light com linhaça e aveia


Coloque em uma vasilha:


- 2 ovos inteiros


- 1/2 xícara de óleo


- 4 colheres (chá) de açúcar light


- 1 xícara (chá) de farinha de trigo


- 1 xícara (chá) de aveia flocos finos


- 1 xícara (chá) de milharina (flocos de milho)


- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça


- 1 xícara (chá) de leite de soja


- 1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparo:

Misture tudo muito bem. Unte e enfarinhe uma forma de buraco, coloque a massa e leve para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos ou até o palito sair seco.


Obs: Use o açúcar de sua preferência. Se usar açúcar normal, coloque 2 xícaras de chá.


Espero que vocês tenham gostado.
Dúvidas ou sugestões, entre em contato comigo: polianadeandrade@hotmail.com
Obrigada e até a próxima semana!


Nenhum comentário: