domingo, 14 de março de 2010

Não, não e não.... Eu odeio essa comida!

Eles batem o pé, choram, esperneiam, gritam, fazem qualquer tipo de show, lutam até o fim, e se recusam comer a comidinha especial que a mamãe prepara com tanto amor. As mães, por sua vez, diante de uma rejeição e de um desespero tão grande, acabam obedecendo às preferências dos pequeninos, e oferecem os alimentos que eles mais gostam, porém, essa troca muitas vezes não é nada nutritiva.



Que levante a mão, quais mães já substituiu o almoço do filho, depois de chantagem emocional, por um pequeno potinho de iogurte cor de rosa, que diz conter todas as vitaminas e minerais, iguais e de um bifinho? Pois é, com certeza muitas mães dirão SIM!


Essa prática embora seja feita por muitas mães desesperadas, que já tentaram de todas as maneiras fazer com que seu pequenino tivesse interesse pela sua comida, não é o melhor jeito de educá-lo quanto as escolhas dos alimentos. Mesmo porque, uma vez que desejo da criança é obedecido, isto é, ocorre a troca da comida por uma guloseima, ela sempre usará essa tática para nunca mais comer a comida, porque sabe que a mãe irá oferecer o que está sendo pedido.


A maior parte dos pais relata que crianças de 1 – 6 anos apresentam dificuldade para se alimentar. Esse período é chamado de fase pré escolar, idade pela qual a criança passa por uma série de aprendizagens, inclusive, a formação do hábito alimentar.


Nessa fase é importante o cuidado com a alimentação do dia a dia. Mesmo porque, a criança está sofrendo diversas modificações fisiológicas e psicológicas. Como por exemplo, a partir do final do primeiro ano de vida, a criança tem uma diminuição natural do crescimento, o que consequentemente, haja diminuição de energia, logo, a vontade de comer.


Conforme vai crescendo, a criança passa a ter autonomia nos alimentos, o que reflete na sua escolha pelos alimentos preferidos. Geralmente, tendem a preferir alimentos mais açucarados e gordurosos por serem mais agradáveis ao paladar. Por isso, é importante educar a criança desde pequenina a provar de todos os alimentos, para conhecer diferentes sabores.


A criança também nessa fase tem mais interesse ao ambiente que ela vive. Com tantas descobertas, ela mais do que nunca quer descobrir as coisas, fazer travessuras, brincar, exige atenção dos mais velhos, e a comida cada vez mais passa a ser esquecida, já que tem tanta coisa mais importante para se fazer!


A mãe sempre deve ficar atenta com a inapetência (falta de apetite). Pode ser um acontecimento natural da idade, mas também pode ser alguma doença que pode prejudicar o desenvolvimento da criança trazendo uma série de carências nutricionais. Portanto, procure levar a criança ao pediatra e ao nutricionista sempre que possível.


Para contornar esse quadro de falta de apetite, e juntamente fazer com que seu filho coma de tudo, você pode adotar na sua casa algumas das dicas a seguir. Anote essas dicas de dar fome em qualquer criança:

- Prato de criança deve ser bem colorido! Quanto mais cor tiver no prato, mais chamará a atenção da criança. Como colocar cores no prato? Faça uma comidinha com verduras, legumes, arroz e feijão e a carne. Mas, atenção, não adianta lotar o prato da criança de vegetais. Comece aos poucos, principalmente com os vegetais, a maior recusa das crianças. Cada dia insira um tipo diferente de vegetal na comida, para que assim, a criança possa aprender diferentes sabores.

- Jamais obrigue a criança a comer. Tudo que é forçado pode trazer algum trauma, consequentemente mais tarde, gera a recusa. Deixe-a escolher os alimentos presentes no prato. Não deixe de oferecer nenhum alimento. Ofereça tudo, e, se mesmo assim não houver interesse por algum deles, tente oferecer esse mesmo alimento em outro dia, numa próxima semana.


- Criança aprende quando algo é apresentado várias vezes. Quando a criança não deseja experimentar determinado alimento, não desista. A criança só consegue aprender quando algo é repetido várias vezes. Só tome cuidado para não apresentar esse alimento todos os dias. Dê um intervalo de 3-5 dias, numa próxima apresentação, pode haver algum interesse.


- Esqueça chantagens! Nada de fazer acordos, chantagens com criança. Sob chantagem, a alimentação será assimilada como forma de conseguir algo, como: passeio no shopping, ganhar brinquedo, brincar na casa do amiguinho etc. A criança deve entender que hora de comer é hora de comer porque ela precisa para crescer forte.


- Esqueça os “aviãozinhos”: Tentar desviar a atenção da criança só fará com que ela se sinta obrigada a comer, e tampouco, vai prestar atenção no que está sendo dado. A criança deve perceber o que ela está ingerindo, para aprender o sabor e também aprender o ponto da sua saciedade.

- Troque a televisão pelo diálogo! Ligar a televisão com o filme ou o programa favorito também atrapalha na hora de alimentar seu filhote! Se você não está presente na hora de alimentá-lo, faça com que a babá ou o cuidador converse com a criança, conte historinha utilizando os alimentos do prato como personagem. Faça a criança sentir que a hora da alimentação é hora de prazer e também de diversão, já que esses danadinhos adoram brincar!


- Nada de pratos gigantes! A criança tem capacidade gástrica (capacidade do estômago) pequena. Talvez, 2 ou 3 colheradas seja o suficiente para se sentir alimentada. Muitas mães entopem as crianças de comida, o que pode ser tornar frustração, por parte da mãe, que pensa que a sua comida é ruim e a criança não aceita, e por parte da criança, já que a mãe não respeita a sua saciedade. Então, o melhor a fazer é oferecer o que a criança é capaz de aceitar, e depois de 3 horas, oferecer um lanchinho leve. Grandes volumes de comida contribuem alguns anos mais tarde, para a obesidade no pequenino.


- Sem fome! Se a criança relatar que não sente fome naquele horário, não substitua a refeição por guloseima. Guarde o prato da criança e ofereça quando ela sentir fome. Estimule-a brincar bastante quando isso acontecer, a fome irá aparecer num instante!


- Horários regulados! Acostume a criança se alimentar em horários determinados. Estipule horário para café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


- Cuidado com os lanches intermediários! Você deve prestar atenção nos lanches que oferece antes do almoço e jantar. Alimentos muito calóricos ou em quantidade exagerada nos intervalos, atrapalharão as grandes refeições. Procure oferecer, em pequenas quantidades: sucos de frutas naturais (nada de sucos artificiais industrializados), frutas amassadinhas ou picadas, iogurte, biscoitos sem recheios (2-3 vezes na semana), água de coco etc. Evite oferecer mamadeiras nesse período
- Não esconda os alimentos, crianças não são bobas! A criança deve saber que tomate é tomate, que alface é alface e assim por diante. Enganar a criança só atrapalhará seu aprendizado. Você pode fazer pratos variados (veja no final da postagem), que irão trabalhar com a imaginação da criança sem ter que enganá-los.


- Fast food não substitui comida! Quando for levar o seu filho ao fast food, leve-o somente uma vez ao mês, no final de semana, e mesmo assim, ofereça a refeição no horário do lanche da tarde. Jamais troque um prato de comida saudável por um lanche. Ensine que horário de comer lanche é no horário de lanche. As crianças só tornam viciadas em fast food por ensinamentos dos pais.


- Não justifique sua ausência na comida! Muitos pais que trabalham o dia todo tentam recompensar a ausência, oferecendo guloseimas ao filho. Saiba que essa tentativa de “ser presente” poderá contribuir para uma futura obesidade do seu filho.


-  É apenas uma criança! Trate seu filho com carinho. Tenha paciência na hora de alimentá-lo. Tudo que a criança tenta fazer é chamar sua atenção, como uma forma de dizer: “Estou aqui, vem cuidar de mim”! Portanto, muita calma nessa hora com o pequenino! Aproveite um momento tão gostoso e brinque também!




Como você observou muitas medidas podem ser adotadas para educar seu filho a ter bons hábitos alimentares.


Na cabecinha deles, tudo que é ensinado, facilmente é aprendido, e às vezes a ansiedade dos pais atrapalha no processo.


Recompensas, chantagens, enganar a criança, pode futuramente trazer recordações desagradáveis. A alimentação passa ser encarada como algo obrigatório, chato, horário de brigas, enfim, fica sendo a pior hora do dia. Não é a toa que algumas gritam, choram e chamam a atenção de todos. Infelizmente, as conseqüências disso pode ser o desenvolvimento de problemas como, depressão, ansiedade, obesidade, bulimia e anorexia.


A seguir, acompanhe algumas sugestões de pratos saudáveis que você poderá incluir no dia a dia do seu filho. E ficará cheio de apetite com tanto colorido no prato! Se você utilizar sua imaginação, conte uma historinha divertida utilizando as receitinhas!




Purê do Hulk


Ingredientes

- 500g de batatas cozidas sem casca e espremidas


- 1 colher (sopa) de margarina


- Cebola, alho a gosto


- ½ litro de leite


½ maço de espinafre


- Sal




Modo de Preparo


Numa panela, cozinhar o espinafre. Depois de cozido, bater no liquidificador o espinafre com o leite, mas, vá colocando o leite aos poucos.


Em outra panela, refogue a margarina com o alho e a cebola. Adicione as batatas e, em seguida, adicione o leite batido com o espinafre. Mexa para misturar todo o leite. Acerte o sal. Decore com talos se cheiro verde.
Dica: Você pode utilizar a água que cozinhou o espinafre, para cozinhar o arroz. Você terá um arroz super nutritivo!


Biscoitinho da Chapeuzinho Vermelho


Ingredientes
- 1 xícara de aveia em flocos


- ½ colher (chá) de baunilha


- 1 pitada de sal


- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo


- 1 ovo


- ½ xícara de manteiga ou margarina derretida


- 1 xícara de açúcar




Modo de Preparo


Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa vasilha funda, bata bem o ovo até ficar espumando. Junte o açúcar e a manteiga e mexa bem com uma colher de pau. Acrescente aos poucos o restante dos ingredientes, mexendo bem. Com uma colher de chá, vá colocando a massa num tabuleiro untado, deixando espaço entre os biscoitos. Leve-os ao forno por 15 minutos, ou até ficarem corados.


Pizza da Floresta


Ingredientes

-2 abobrinhas verdes (médias)


-300g de mussarela fatiada ou ralada


-2 tomates maduros


-3 colheres de sopa de azeite


-1 dente de alho


-orégano a gosto


Modo de Preparo


Cortar as abobrinhas em rodelas nem muito finas, nem muito grossas. Em uma frigideira, colocar o azeite, o alho picado e refogar a abóbora. Acrescente sal a gosto. Acrescentar um pouco de água (pouca quantidade) e deixar cozinhar. Quando a abóbora estiver cozida, mas firme, colocar fatias de tomate cobrindo-a, como se prepara uma pizza mesmo. Salpicar sal e orégano sobre o tomate. Cobrir tudo com a mussarela, espalhando-a bem. Deixar mais dois minutinhos com a frigideira tampada


Sanduíche Mc Saudável


Ingredientes


Para o hambúrguer:


- 1 xícara(s) (chá) de proteína de soja


- 2 copo(s) de água morna(s)


- 1 unidade(s) de ovo


- Sal


- 2 dente(s) de alho amassado(s)


- 7 colher(es) (sopa) de farinha de trigo


- 1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)


- 1/2 xícara(s) (chá) de cebola ralada(s)


- 1 colher(es) (café) de orégano

- Pão tipo hamburguer, alface, cenoura, rodelas de tomate, queijo mussarela.


Modo de Preparo


Hidrate a proteína na água morna, por 20 minutos. Escorra toda a água e esprema bem o excesso de água e misture os demais ingredientes. Faça pequenas bolinhas e vá modelando o hamburguês. Numa frigideira, coloque um fio de óleo e frite em seguida.


Corte um pão, tipo hambúrguer ao meio, e monte da seguinte maneira: alface, hambúrguer queijo mussarela, cenoura e tomate.


Dica: Coloque o queijo em cima do hambúrguer quente. Irá derreter!


Caso achar interessante, coloque o lanche dentro de uma caixinha de isopor, para ficar parecido com o que é servido no fast food!


Brigadeiro de mandioca


Ingredientes


- 2 colheres (sopa) de margarina


- 10 colheres (sopa) de açúcar


- 1 xícara (chá) de leite em pó


- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó


- Chocolate granulado


- 1 ½ xícara de mandioca cozida e amassada


Modo de Preparo


Coloque a margarina na panela, em fogo médio. Junte a mandioca cozida e amassada e mexa bem. Acrescente o leite em pó, o açúcar e o chocolate. Continue mexendo por cerca de oito minutos, até a massa começar a desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar para enrolar e passar no chocolate granulado.




Bolo do Ursinho Puf


Ingredientes


- 3 bananas nanicas maduras


- 3 ovos inteiros


- 3 colheres (sopa) de margarina


- 12 colheres (sopa) mal cheias de açúcar


- 3 colheres (sopa) de mel


- 200 mL de leite quente


- 4 colheres (sopa) de farelo de aveia


- 10 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo


- canela em pó a gosto


- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio


- 3 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo


Amasse as bananas com um garfo e reserve. Bata os ovos, junte o açúcar e a margarina. Sem bater na batedeira, acrescente as bananas amassadas, o mel, o leite, a canela em pó e o farelo de aveia. Misture e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo junto com o fermento e o bicarbonato de sódio. Coloque em assadeira com furo centra, untada e enfarinhada, e asse em forno médio, pré-aquecido.


Observação


- A massa pode ser batida a mão. Não há necessidade da batedeira.


Cachorro Quente Ultra Legal

Ingredientes

- 1 pão tipo Hot Dog


- 1 salsicha


- Molho de tomate


- Cenoura ralada


- Brócolis cozido picadinho


- 1 ponta de faca de maionese

Modo de Preparo


Cozinhe a salsicha e o brócolis em panelas separadas. Prepare o molho de tomate como de costume e adicione o brócolis. Corte o pão ao meio e coloque: a maionese, a salsicha com o molho de tomate e brócolis e a cenoura. Sirva a seguir!


Panqueca do Popeye


Ingredientes


- 1 copo(s) de farinha de trigo


- 1 copo(s) de leite


- 1 colher (sopa) de amido de milho


- 2 unidades de ovo


- 1 colher (café) de sal


- 1 colher (sopa) de óleo de soja


- 1 colher (sopa) de queijo ralado


- 250 gr de ricota


- 1- maço(s) de espinafre


-Sal


Modo de Preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a massa numa vasilha e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Unte uma panela para panquecas ou uma frigideira redonda com pouco óleo, depeje um pouco da massa no centro da panela e espalhe a massa até cobrir todo o fundo, espere fritar e depois vire do outro lado. Repita a operação com toda a massa e reserve.
Tempere a ricota com sal. Coloque o espinafre para cozinhar na água e sal, por 5 minutos. Escorra, pique com a faca, e jogue na ricota temperada. Coloque um pouco da mistura numa das extremidades da massa e forme os rolinhos da panqueca. Arrume-a em um refratário. Cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno para gratinar.


Espero que vocês tenham gostado dessas dicas!


Dúvidas, sugestões, entrem em contato: polianadeandrade@hotmail.com


Obrigada e até a próxima!

Nenhum comentário: